Um adolescente de 16 anos foi apreendido nesta quarta-feira (12/11) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, transportando aproximadamente 19 quilos de haxixe. A droga estava escondida dentro de 17 sacos de açaí congelado, acondicionados em uma caixa de isopor.
A ação foi feita em operação conjunta da Polícia Federal e da Receita Federal.
Segundo as autoridades, o jovem embarcou em Manaus (AM) e tinha como destino final Recife (PE). Durante a fiscalização da bagagem, os agentes identificaram irregularidades no conteúdo da caixa. Além disso, o adolescente apresentou uma carteira de identidade falsa.
De acordo com a PF, ele foi apreendido e encaminhado para a Polícia Civil, que dará continuidade às investigações para identificar possíveis responsáveis pelo envio e destino da droga.
O que é o haxixe
O haxixe é produzido a partir da resina concentrada das flores da Cannabis sativa. Contém alto teor de THC, substância psicoativa responsável pelos efeitos da maconha, e é considerado droga ilícita de alta potência, com efeitos mais fortes e duradouros.
A Polícia Federal destacou que o caso reforça a atenção das autoridades para o uso de rotas aéreas e bagagens despachadas no tráfico interestadual de drogas.
