O advogado-geral da União, Jorge Messias, receberá parecer favorável do relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, senador Weverton Rocha (PDT-MA), para ocupar a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão foi sinalizada pelo próprio congressista nesta sexta-feira (28/11).
De acordo com o calendário da Casa, o documento será apresentado na próxima quarta (3/12).
Vice-líder do governo, Rocha não tem margem política para contrariar a indicação feita pelo presidente Lula. A manifestação do senador marca o primeiro movimento formal do Senado rumo à análise do nome escolhido pelo Planalto, etapa em que o relator pode recomendar aprovação ou rejeição.
Rocha recebeu a notícia que seria relator do caso durante viagem que fazia a Roma. Ele antecipou o retorno ao Brasil para conduzir as articulações e afirmou que levaria a “missão” com “responsabilidade”. Nessa quinta-feira (27/11), reuniu-se com Messias em Brasília para discutir a estratégia de tramitação.
Nos bastidores, porém, a indicação enfrenta resistência do senador Davi Alcolumbre (União-AP) e de parte de seu grupo político, que preferia a escolha do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A partir da apresentação do parecer, a articulação pela aprovação deve ganhar ritmo.
