No penúltimo jogo de 2025, o Atlético foi derrotado por 3 a 0 pelo Palmeiras, nesta quarta-feira (3/12), na Arena MRV. Em entrevista coletiva após a partida, Jorge Sampaoli, técnico do Galo, falou sobre a temporada do alvinegro e sobre uma possível reformulação para 2026.
Para o treinador, o Atlético precisa, primeiramente, de jogadores que se identifiquem com o clube e, depois, com sua maneira de jogar. Além disso, Sampaoli afirmou que o Galo “não merece” chegar à última rodada do Brasileiro pensando em rebaixamento.
“Estamos trabalhando para diagnosticar quais são os jogadores que se identificam muito, primeiro, com o clube e, segundo, com a maneira de jogar. Já tivemos uma primeira reunião e teremos outra para tomar decisões para o futuro. Quando estive aqui em 2020, o time saiu vice-campeão e depois jogou com uma base de jogadores que representavam o clube.”
“Temos que voltar a animar o torcedor com esse tipo de personalidade: que não aconteça o que aconteceu no último ano, quando, na última rodada, estávamos pensando no rebaixamento. A história do clube não merece isso.”
Em outro momento, Sampaoli voltou a falar sobre a “identidade” que o time precisa ter com os jogadores. O treinador também destacou um dos pontos que deseja para a próxima temporada: “devolver o respeito ao Atlético”.
“Minha obrigação como profissional é diagnosticar e ter jogadores que se identifiquem muito com a história do clube. Isso é muito importante neste futebol, em que o time tem altos e baixos: ter uma identidade, que é também a do clube. Espero ter um alinhamento com a diretoria para gerar um time que devolva aos torcedores o ânimo que antes tiveram. Se voltarmos a anos anteriores, o Galo era muito respeitado. Temos que devolver esse respeito.”
Reformulação total?
Quando chegou ao Atlético em sua primeira passagem, Sampaoli foi responsável por uma reformulação completa no elenco alvinegro, que acabou sendo a base da equipe multicampeã em 2021. Perguntado sobre uma nova reformulação para a próxima temporada, o treinador não deu pistas sobre a quantidade de saídas e chegadas, mas destacou que o Galo “não pode repetir os últimos dois anos”.
“Mágica hoje não se pode fazer no futebol. Nós apresentamos um projeto à diretoria e, seguramente, eles vão analisar e aprovar o que pensamos para 2026. Meu objetivo é sempre chegar a um clube que não esteja nessa situação, mas que esteja na parte de cima da tabela. Sempre penso nisso. Para isso, é necessário ser assertivo nas contratações. Estamos em um momento de voltar ao começo. Não podemos repetir os dois últimos anos, porque a torcida não merece isso.”
O Atlético finaliza a temporada no próximo domingo (7/12), contra o Vasco, na Arena MRV. A próxima temporada começa no dia 11 de janeiro, quando o Galo estreia no Campeonato Mineiro contra o Betim.
Clique aqui e assista a coletiva na íntegra.
