O futebol brasileiro terá uma nova mudança para 2026. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta quinta-feira (11/12), uma alteração no limite de partidas para que jogadores possam trocar de time durante o Brasileirão. A mudança foi aprovada durante o Conselho Técnico da Série A, realizado na sede da entidade, no Rio de Janeiro.
Até 2025, os jogadores da Série A só podiam se transferir de clube caso tivessem entrado em campo no máximo seis vezes. A partir de 2026, esse número sobe para 12 jogos. Segundo a CBF, a alteração ocorre “graças à mudança do calendário em 2026, modificada por causa da disputa da Copa do Mundo”.
Qual mudança?
A mudança citada pela CBF refere-se ao início do Campeonato Brasileiro. A partir da próxima temporada, o torneio começará em 28 de janeiro, permitindo uma paralisação entre 11 de junho e 19 de julho para a realização da Copa do Mundo.
Outras novidades
Além da alteração no limite de partidas para transferência de jogadores, a CBF anunciou, também nesta quinta-feira (11/12), que, a partir de 2026, o campeão e o vice-campeão da Copa do Brasil se classificarão para a Copa Libertadores.
A entidade ainda não divulgou se a segunda vaga — destinada ao vice-campeão — será direta para a fase de grupos ou válida para as fases preliminares da competição. A vaga do campeão continuará assegurada na fase de grupos.
