Vince Zampella, uma das figuras mais influentes da indústria de videogames e co-criador da franquia multibilionária Call of Duty, morreu nesse domingo (21/12) aos 55 anos. O executivo foi vítima de um grave acidente de carro na Califórnia.
O acidente ocorreu na Angeles Crest Highway, uma estrada cênica nas montanhas ao norte de Los Angeles. Zampella dirigia uma Ferrari 296 GTS (modelo 2026) quando perdeu o controle após sair de um túnel, colidindo com uma barreira de concreto. O veículo pegou fogo imediatamente, vitimando Zampella no local e um passageiro, que faleceu posteriormente no hospital.
O legado em ‘Call of Duty’
Zampella foi fundamental na criação de Call of Duty em 2003, ao lado de Jason West e Grant Collier, transformando o título em um fenômeno global que já vendeu mais de 500 milhões de cópias. Ele foi CEO da Infinity Ward, estúdio responsável pelo jogo, até 2010, quando uma disputa com a Activision levou à sua saída e à fundação da Respawn Entertainment.
A Infinity Ward publicou uma nota lamentando a perda: “Seu legado de criar entretenimento icônico e duradouro é imensurável”.
Respawn e novos horizontes
Na Electronic Arts (EA), Zampella continuou sua trajetória de sucesso com títulos como Titanfall, Apex Legends e a série Star Wars Jedi (Fallen Order e Survivor). Recentemente, ele também liderava o desenvolvimento do próximo jogo da franquia Battlefield, concorrente direto de sua criação original.
Geoff Keighley, criador do The Game Awards, prestou homenagem ao amigo: “Embora ele tenha criado alguns dos jogos mais influentes do nosso tempo, eu sempre senti que ele ainda tinha o seu maior jogo pela frente”.
