Nove das 10 regionais de Belo Horizonte estão sob alerta de risco geológico forte, em função do volume de chuvas que atinge a capital nas últimas horas. São elas as regionais Venda Nova, Norte, Nordeste, Pampulha, Leste, Noroeste, Centro-Sul, Oeste e Barreiro. De acordo com a Defesa Civil, apenas a região do Hipercentro tem alerta de risco moderado.
No acumulado do mês, a regional Oeste foi a que mais registrou precipitação, até então, segundo o órgão municipal, com 46,1% do total esperado. Ela é seguida pelas regiões Noroeste (45,6%), Centro-Sul (44,7%), Barreiro (38,7%), Pampulha (25%), Leste (25%), Norte (22,4%), Nordeste (21%), Venda Nova (20,2%) e Hipercentro (19,4%). A média climatológica esperada para janeiro é de 330,9 milímetros.
A Defesa Civil recomenda que os moradores das regionais sob risco geológico se atentem ao grau de saturação do solo, em sinais construtivos e redobrem o cuidado com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos. Em caso de observação de algum desses sinais, deve–se ligar para a Defesa Civil (199) e, em caso de emergência, para os bombeiros (193).
Confira alguns sinais de que deslizamentos podem acontecer, de acordo com a Defesa Civil:
- Trinca nas paredes;
- Água empoçando no quintal;
- Portas e janelas emperrando;
- Rachaduras no solo;
- Água minando na base do barranco;
- Inclinação de poste ou árvores;
- Muros e paredes estufados;
- Estalos.
O órgão também dá dicas para evitar riscos geológicos, como não fazer cortes muito altos e inclinados nos barrancos; colocar calha no telhado; consertar vazamentos em reservatórios e caixas d’água; não jogar lixo ou entulho em encostas; não despejar esgoto nos barrancos; e não fazer queimadas.
Previsão do tempo BH
A previsão do tempo deste domingo indica que o dia será de céu encoberto com pancadas de chuva “extremamente fortes” em BH, conforme informou a Defesa Civil. Há a possibilidade de raios e ocasionais rajadas de vento. A temperatura mínima foi de 18,7 °C e a máxima esperada é de 26 °C.
