O filme brasileiro “O agente secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, venceu o Critics Choice Awards 2026 na categoria Melhor Filme Internacional. O anúncio foi feito antes da transmissão oficial da cerimônia, ainda no tapete vermelho, em razão do grande número de categorias da premiação.
A entrega dos prêmios ocorre na noite deste domingo (4/1), em Santa Monica, na Califórnia. Para ser escolhido como melhor filme da categoria, o longa brasileiro teve que desbancar produções como “A garota canhota”, taiwanês, “No Other Choice”, sul-coreano, e “Sirat”, espanhol.
Tradicionalmente visto como um dos principais termômetros para o Oscar, marcado para 15 de março, o prêmio reúne majoritariamente votantes dos Estados Unidos e do Canadá, cenário que costuma dificultar a trajetória de produções estrangeiras.
Entre os destaques da edição, “Pecadores”, de Ryan Coogler, lidera em número de indicações, com 17 ao todo. Na sequência aparecem “Uma batalha após a outra”, de Paul Thomas Anderson, com 14, e “Frankenstein”, de Guillermo del Toro, ao lado de “Hamnet”, de Chloé Zhao, ambos com 11 indicações.
