No decorrer da partida entre Atlético e North, nesta quarta-feira (14/1), na Arena Credinor, um fato curioso chamou a atenção dos torcedores. Mamady Cissé, que entrou em campo aos 41 minutos do segundo tempo, é natural da Guiné, na África, o que provocou uma pergunta entre os torcedores: “ele seria o primeiro africano a jogar pelo Galo na história?”.
Se considerarmos apenas partidas oficiais, a resposta é sim: Cissé é o primeiro africano a atuar pelo Galo em quase 118 anos de história. Porém, se considerarmos partidas amistosas, ele não seria o primeiro jogador nascido na África a vestir a camisa atleticana.
De acordo com o Centro Atleticano de Mamória, em 1997, David Adjei, atacante nascido em Acra, em Gana, defendeu o Atlético em um amistoso, em Hong Kong. A passagem do ganês pelo Galo foi curta, tendo disputado apenas essas única partida com a camisa atleticana e marcado um gol. Logo após, transferiu-se para o Valério, de Itabira, e, depois, seguiu carreira pela Europa, onde passou por clubes da Sérvia, Alemanha e Áustria.
Cissé e o Atlético
Cissé chegou ao Galo em 2024, após se destacar em um torneio de categorias de base na África, observado por profissionais atleticanos. O meio-campista disputou 31 partidas pelo Sub-20 do Atlético na última temporada e marcou dois gols.
Ao fim do ano passado, Cissé fazia parte do time de sparring de Jorge Sampaoli, grupo formado por jovens das categorias de base utilizado pelo treinador para “espelhar” os adversários do Galo nos treinos da equipe profissional.
O jovem chamou a atenção de Sampaoli durante os treinamentos e foi integrado ao elenco profissional após o fim da temporada. Cissé também fez parte do grupo de jogadores da base que realizou treinos especiais na Cidade do Galo, em dezembro do ano passado, visando ao início da temporada deste ano.
Porta de entrada?
Com o bom desempenho de Cissé nas categorias de base, o Atlético não parou por aí e segue atento a joias formadas no continente africano. Em novembro do ano passado, o Galo contratou o jovem Hernâni, de apenas 14 anos, para as categorias de base.
Hernâni fazia parte do Kiala FC, clube da cantora Kelly Key, em Angola, e já se destacava em partidas do Sub-17 da equipe, tendo sido campeão do Campeonato Provincial de Luanda da categoria na temporada passada.
O responsável pela contratação foi o head scout do Atlético, André Velloso, que acompanhou os treinamentos da equipe presencialmente por dois dias.
