Parque Municipal, ambulantes, mobilidade e investimento: Gilberto Castro esclarece o Carnaval de BH

Por

Siga no

Rede 98

Compartilhar matéria

Tambores afinados e fantasias separadas. Tudo pronto para o Carnaval que promete agitar Belo Horizonte no próximo final de semana. E para fazer um balanço, o presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte, a Belotur, Gilberto Castro, participou do programa Central 98 – II edição na manhã desta segunda- feira, 05.

Gilberto lembrou bem que, há algumas semanas, muitos blocos já agitam o pré-carnaval belorizontino. “Foram cerca de 100 blocos no último final de semana e 50 blocos na semana anterior. Foram dois finais de semanas muito felizes. Não tivemos problemas sérios. Tudo fluiu bem, como planejado“, comentou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Sem a utilização da Praça da Estação, que está fechada para obras, Gilberto comentou sobre a utilização do Parque Municipal e toda estrutura que será montada para receber os foliões. “Não tendo a oportunidade do palco na praça da Estação, a gente resolveu ocupar o Parque Municipal. Claro que existe a preocupação, por isso é um evento limitado, para quatro mil pessoas. Vamos usar uma área de menos de 10% do parque. Não terá bloco desfilando dentro do parque. Os blocos vão se apresentar no palco montado para este fim. Todos os parques do mundo são utilizados pela população para eventos, o parque Municipal não é diferente. Temos preocupação com a fauna e flora e vamos deixar disponível ambulância com veterinário caso haja alguma situação com os animais que vivem ali“, disse.

Desde 2017, a Prefeitura de Belo Horizonte tem uma política para blocos de rua com edital específico. “Neste ano foram investidos cerca R$ 1,6 milhão em recursos, contemplando 105 blocos com valores separados por cotas. É á única cidade que tem esse apoio para os blocos“, afirmou o presidente da Belotur.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ambulantes

Outro ponto elucidado pelo presidente da Belotur foi a relação com os ambulantes que se cadastraram para trabalhar durante o período de festa. “Durante o processo de cadastramento, nós aumentamos o horário de atendimento para atender o maior número de pessoas possível. Além do horário, ampliamos o número de dias para o cadastramento. Tínhamos um estrutura para realizar 2 mil cadastros por dia. Toda nossa estrutura para atendimento foi pensada através de uma necessidade que foi passada pela Associação dos Ambulantes, ou seja, de quem trabalha como ambulante o ano inteiro. Esse ambulante sabe que para poder trabalhar no carnaval ele precisa cumprir regras. Todos os 20.899 cadastrados participaram de uma palestra e foram conscientizados sobre o que pode e o que não pode durante o carnaval. Não existe desinformação”, frisou.

Mobilidade

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quanto a mobilidade, Gilberto Castro enfatizou a parceria da Belotur com os aplicativos Waze e Google Maps. “Usem desses mecanismos para se orientarem e escolherem o melhor trajeto para circularem pela cidade. Nós temos esse desafio e as podemos ser surpreendidos com um número muito maior de foliões do que o estimado pela própria organização“, completou.

Acompanhe a entrevista completa:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Marcas mais lembradas no Carnaval de BH são bebidas, aponta pesquisa da Sponsorize

Damião rebate críticas sobre megashows na folia de BH: ‘Nosso Carnaval não tem abadá’

Carnaval de BH bate recorde de foliões nas ruas, com mais de 6 milhões de pessoas

Pós-Carnaval de BH tem ‘queimão’ de bebidas nos blocos

Canto da Alvorada e Bacharéis do Samba são as campeãs do Carnaval de 2025

Carnaval de 2025 leva 6 milhões de pessoas às ruas em BH; Governo de MG faz balanço da folia

Últimas notícias

Com gol de Matheus Pereira em cobrança de falta, Cruzeiro vence o São Paulo no Mineirão

Alvo do Cruzeiro, equatoriano Keny Arroyo faz post enigmático e anima torcida celeste

Em boa fase, Fabrício Bruno tem contrato renovado com o Cruzeiro até 2030

Praça dos Três Poderes terá segurança reforçada para 7 de setembro e julgamento de Bolsonaro

Praça do Papa é reaberta parcialmente neste sábado após um ano e meio de obras

Cruzeiro paga R$ 10 milhões em multa pela contratação de Kauã Moraes, do Athletico PR

Lázaro Ramos compartilha seu processo criativo e reflexões sobre inovação no Hotmart FIRE 2025

Do palco do Hotmart FIRE 2025: verdades duras e lucrativas sobre empreender

BH tem previsão de pancadas fortes de chuva até manhã deste domingo