Jair Bolsonaro já está na Papudinha. A transferência da Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal para o Complexo Penitenciário da Papuda ocorreu após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, expedida nesta quinta-feira (15/1). Conheça abaixo a estrutura da nova acomodação do ex-presidente.
Espaço
Enquanto a Lei de Execuções Penais estabelece que uma cela deve ter no mínimo seis metros quadrados, a nova sala de Estado maior de Bolsonaro possui uma área total de 64,83 m². O espaço é dividido entre uma área coberta de 54,76 m² e uma área externa de 10,07 m².
A infraestrutura inclui:
- Quarto, sala, cozinha, banheiro com água quente e lavanderia;
- Cama de casal, geladeira, armários e televisão a cores;
- Acesso 24 horas por dia de sua equipe médica privada, sem necessidade de autorização prévia;
- Cinco refeições diárias fornecidas pela unidade (café, almoço, lanche, jantar e ceia);
Prerrogativa de ex-presidente
A assistência médica garantida ao ex-presidente é um dos pontos de maior destaque. Bolsonaro terá à disposição um posto de saúde exclusivo no local, com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, psiquiatra, fisioterapeuta e farmacêutico.
Além disso, a defesa de Bolsonaro foi autorizada a instalar grades de proteção, barras de apoio e equipamentos de ginástica, como esteira e bicicleta, para sessões de fisioterapia.
O regime de visitas na Papudinha será mais amplo do que o anteriormente permitido na Polícia Federal. O ex-presidente poderá receber a esposa, Michelle Bolsonaro, os filhos e enteada em horários estendidos às quartas e quintas-feiras. As visitas podem ocorrer simultaneamente em espaços amplos equipados com mesas e cadeiras.
Também foi autorizada assistência religiosa semanal do Bispo Robson Rodovalho e do Pastor Thiago Manzoni, com duração de uma hora por sessão. Bolsonaro poderá, ainda, participar de um programa de remição de pena pela leitura, o que lhe permitirá reduzir os 27 anos e 3 meses de condenação conforme o volume de obras literárias lidas.
O que foi negado?
Apesar dos benefícios concedidos, o ministro Alexandre de Moraes indeferiu o pedido da defesa para a instalação de uma Smart TV com acesso ao YouTube. A justificativa é que a conexão à internet poderia possibilitar comunicações indevidas com o meio externo e redes sociais.
