A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu, nesta terça-feira (20/1), um alerta de risco geológico forte para as regionais Noroeste, Oeste e Pampulha e moderado para a regional Norte e Nordeste. A medida foi tomada em virtude dos volumes de chuvas registrados nas últimas horas e da previsão de novos temporais, valendo até a próxima segunda-feira (26/1).
O órgão recomenda atenção redobrada ao grau de saturação do solo e a sinais construtivos que indicam perigo de quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.
Se o morador observar algum sinal de risco, a orientação é sair imediatamente do imóvel e ligar para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193). Fique atento a indícios como:
- Trincas nas paredes ou estalos.
- Portas e janelas emperrando.
- Rachaduras no solo ou água minando da base do barranco.
- Inclinação de postes, árvores, muros ou paredes estufadas.
Ações preventivas
A Defesa Civil também reforça ações preventivas, como não fazer cortes muito altos e inclinados nos barrancos, colocar calhas no telhado e consertar vazamentos em reservatórios. É proibido jogar lixo, entulho ou despejar esgoto nas encostas.
Receba os alertas
A população pode se cadastrar para receber avisos por SMS enviando o CEP da rua para o número 40199. Também é possível acompanhar pelo canal público no WhatsApp.
