A abertura oficial do carnaval de Belo Horizonte está logo ali. É no próximo sábado (31/1), com mais de 25 blocos programados para encher a cidade música e diversão. E para quem vai dar a largada para a maratona da folia, o esquema de segurança já está todo montado.
De acordo com secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, o planejamento estratégico foi adotado para manter o legado de BH como um dos carnavais mais seguros do Brasil.
“Minas tem se destacado no cenário nacional com relação à segurança. A gente vê que, especificamente no Carnaval, basicamente todos os índices de violência e de criminalidade caem assustadoramente. As forças de segurança elas se unem muito nesse momento e Minas hoje tem um dos carnavais mais seguros do país”, afirmou o secretário.
Rogério Greco ainda destacou que a subsecretaria de prevenção à criminalidade, a Supec, vai atuar diretamente no combate ao assédio sexual e à violência contra a mulher. A campanha “Não é não”, adotada nas últimas edições da folia, será novamente colocada em prática. Além disso, em Belo Horizonte, funcionará o Plantão Integrado de Atendimento às Mulheres, com acolhimento psicossocial e orientação jurídica.
SEGURANÇA NA FOLIA 👮🎉 | O Governo de Minas realizou, nesta terça-feira (27/01), um café da manhã com a imprensa para apresentar os planos do poder público para o Carnaval da Liberdade 2026. A abertura oficial da folia na capital mineira será neste sábado (31/01), com mais de 25… pic.twitter.com/eKbQmuWJsd
— 98 News Oficial (@98newsoficial) January 27, 2026
PM tecnológica
Para os foliões da capital e turistas curtirem a festa com tranquilidade o governo de Minas e a Polícia Militar vão adotar medidas de segurança com foco na tecnologia. Em locais de grande concentração de público, serão utilizados drones com emissão de alertas sonoros e câmeras com reconhecimento facial.
O comandante geral da Polícia Militar, Carlos Frederico Otoni Garcia, disse que este ano, a tecnologia continuará sendo uma importante aliada da segurança durante a folia.
“Com relação à tecnologia, nós estamos ampliando aquilo que já foi feito no ano passado. Nós estamos empregando mais drones, agora com o aumento do reconhecimento facial. ‘Acoplado’ ao drone, nós criamos e vamos utilizar um caminhão tecnológico, que funciona como centro de coordenação e controle, onde todas essas informações vão ser canalizadas, para que a gente possa tomar as deciões de forma mais rápida, atendendo, assim, melhor, o nosso público mineiro”, Carlos Frederico.
Já o Corpo de Bombeiros fará um trabalho específico e minucioso de vistoria para a realização de grandes blocos e aumentar a segurança para os foliões.
