O Cruzeiro tem uma campanha considerada “instável” no Campeonato Mineiro até o momento e flertou com uma possível eliminação na partida contra o Betim, no último domingo (1/2). A vitória, no entanto, deixou a Raposa em uma situação mais tranquila na competição. Mas o que, de fato, falta para o clube celeste garantir vaga nas semifinais?
A Rede 98 consultou o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em probabilidades no futebol, para entender todos os cenários possíveis de classificação do Cruzeiro. Atualmente, o clube celeste tem 57,5% de chances de avançar e ocupa a segunda colocação do Grupo C, com nove pontos.
Para se classificar, o Cruzeiro precisa, necessariamente, vencer as próximas duas partidas. Assim, a Raposa terminaria a fase de grupos com 15 pontos, encerrando, ao menos, como o melhor segundo colocado. Nesse cenário, teria vencido a URT, que poderia chegar, no máximo, a 14 pontos, não sendo capaz de ultrapassar o clube celeste. Além disso, o Tombense, que também briga pela vaga de melhor segundo colocado, só pode alcançar, no máximo, 14 pontos, já que soma oito neste momento.
Clique aqui e assista na íntegra.
Tropeçar não é opção
Caso empate uma das partidas, o Cruzeiro teria de torcer para o Tombense perder ao menos um jogo e para a URT ser derrotada nas duas últimas rodadas. Nesse cenário, o clube celeste poderia encerrar a primeira fase com 13 pontos e, com a combinação de resultados, seria o melhor segundo colocado geral. No entanto, se o Cruzeiro não vencer as duas partidas, não estaria matematicamente classificado, já que Tombense e URT poderiam terminar a primeira fase com 14 pontos, o que impediria a classificação celeste.
Partidas ajudam a Raposa
A boa notícia para o torcedor cruzeirense é que, nas duas últimas rodadas, os jogos da URT são justamente contra Tombense e Cruzeiro. Assim, o clube celeste precisa torcer para um tropeço da URT — preferencialmente uma derrota — diante do Tombense e, claro, para as vitórias da Raposa nas duas rodadas finais.
O Cruzeiro encara, nas duas últimas rodadas, América e URT, respectivamente.
