O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste sábado (7/2) alertas de grande perigo para chuvas intensas para Minas Gerais, mas também para Rio de Janeiro e São Paulo. Tanto hoje como neste domingo (8/2), há riscos de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.

As principais áreas afetadas devem ser o Sul/Sudoeste de Minas, Sul do estado do Rio, Vale do Paraíba Paulista, regiões metropolitanas do Rio e de São Paulo e Zona da Mata. São esperados acumulados superiores a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia.
Em Belo Horizonte, a tarde deste sábado foi marcada por chuvas de intensidade moderada a forte em diversas regiões da capital mineira. De acordo com a Defesa Civil de Belo Horizonte, a previsão é de chuva extremamente forte para a região do Barreiro e moderada para a Pampulha. A cidade também continua com alerta de granizo.
Além da capital, a Região Metropolitana de Belo Horizonte e quase todo o estado de Minas Gerais seguem em alerta para temporais, com risco de desabamentos, devido ao grande volume de chuva acumulado ao longo de janeiro e nos primeiros dias de fevereiro.
A Meteorologia tem orientações para quem mora nesses locais:
. desligar aparelhos elétricos, quadro geral de energia;
. observar alteração nas encostas;
. permanecer em local abrigado;
. em caso de inundação ou similar, proteger pertences da água envoltos em sacos plásticos;
. obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
