A expectativa dos torcedores aumentou nas últimas semanas com o rumor de que clubes brasileiros podem voltar a aparecer licenciados no jogo de videogame EA Sports FC 26 (antigo Fifa), após mais de uma década. Atualmente, as equipes estão presentes apenas no eFootball (antigo Pro Evolution Soccer), e a possível volta ao principal game de futebol do mundo movimentou as redes.
A reportagem da 98 apurou o cenário de Atlético e Cruzeiro sobre o tema.
Do lado alvinegro, o que se sabe é que existem, sim, conversas com a produtora EA Sports para o retorno do Atlético ao EA Sports FC em 2026, possivelmente em uma atualização prevista para o primeiro semestre deste ano. Segundo assessoria, as negociações estão em andamento, mas ainda não há definição.
O Cruzeiro, por sua vez, adota postura diferente e nega os rumores. Pessoas ligadas ao dia a dia do clube afirmam que o contrato para participação da Raposa nos videogames é com a produtora japonesa Konami, responsável pelo eFootball.
“O Cruzeiro não está negociando com a EA Sports. Eles não nos procuraram e nós também não os procuramos. Não há conversa. Nosso contrato atual é com a Konami.”
Na última semana, a CBF anunciou a retomada do licenciamento do Campeonato Brasileiro da Série A com a Konami, em acordo que também amplia a presença oficial da Seleção Brasileira no videogame. A entidade informou ainda que o contrato não prevê exclusividade e confirmou que mantém negociações em andamento com a EA Sports.
A última vez que clubes brasileiros apareceram licenciados na franquia da EA foi no FIFA 16, lançado em 2015. Na ocasião, 16 equipes do país estiveram presentes com escudos, uniformes e jogadores reais, mas Flamengo e Corinthians ficaram de fora por terem assinado contratos de exclusividade com o Pro Evolution Soccer (PES), da Konami. Desde então, os times brasileiros deixaram de ter licenciamento completo no título.