O Panamá é o país mais ao sul da América Central, quase na divisa com a Colômbia, estando localizado no istmo que liga a América Central a América do Sul. O Panamá está dividido em nove províncias (estados) e 3 reservas indígenas autônomas. O idioma oficial é o espanhol, a moeda é o Balboa, a população é de 4,351 milhões de habitantes (2021) e o fuso horário é de – 2 horas em relação a hora oficial do Brasil.
A capital do país é a Cidade do Panamá, fundada em 15 de agosto de 1519 pelo conquistador espanhol Pedro Árias Dávila, sendo uma das cidades mais antigas das Américas. A cidade foi atacada em por piratas no ano de 1671 e o então comandante espanhol da época ordenou que explodissem os depósitos de pólvoras para espantar os invasores e para que os moradores pudessem fugir. Houve um enorme incêndio e boa parte da cidade se transformou em ruínas. Atualmente, a cidade é o centro econômico, financeiro, político e cultural do Panamá, sendo dividida em três áreas: distrito histórico, distrito reconstruído e área moderna.
Como ir para o Panamá? A viagem partindo de Belo Horizonte, do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins (sigla IATA: CNF) em voo direto através da Copa Airlines para o Aeroporto de Tocumem (sigla IATA: PTY), na Cidade do Panamá, tem a duração aproximada de 6 horas. A Copa Airlines tem o seu hub logístico na Cidade do Panamá, o que poderá ser uma ótima oportunidade para fazer um “stopover” e aproveitar o destino. Outraopção é viajar pela companhia Avianca, que agora também possui voos diretos de CNF para Bogotá (sigla IATA: BOG), capital da Colômbia, com continuidade da viagem em voo de conexão para a Cidade do Panamá. Para entrar no Panamá e exigido passaporte com validade mínima de 6 meses, cartão internacional de vacina de febre amarela e cartão de vacinação completo da COVID (com duas doses), não sendonecessário o visto de entrada.
O que visitar na Cidade do Panamá? O atrativo mais visitado e internacionalmente conhecido que deve ser a primeira visita na cidade é o Canal do Panamá, considerado uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. Construído em 1914, essa obra prima da engenharia diminui drasticamente o tempo de viagem entre o Oceano Pacífico e o Oceano Atlântico (Mar do Caribe), tendo facilitado a passagem de mais de 900.000 embarcações marítimas ao longo da história. O Canal do Panamá é um canal artificial com 77,1 km de extensão (acima do nível do mar) e faz a ligação do Oceano Pacífico ao Atlântico, e vice-versa. Foi construído pelos norte-americanos para facilitar a passagem dos navios sem precisar dar a volta no continente. Atualmente, 170 países do mundo utilizam o Canal do Panamá, que opera 24 horas por dia, onde atravessam em média 14.000 embarcações por ano. As visitas ao Canal do Panamá são realizadas nas Eclusas de Miraflores, onde existe um centro de visitantes com mirante, restaurante, banheiros e loja de souvenirs. De lá, se pode observar os enormes navios passando pelas eclusas etambém conhecer objetos, fotos e vídeos mostrando a história da construção e do funcionamento dessa incrível construção que alterou a lógica das rotas marítimas epossui uma importância fundamental para o comércio mundial. Se você quiser saber mais sobre o Canal do Panamá, assista esse vídeo produzindo pela Mundo Mar.
Foto: viagensecaminhos.com
Seguindo o roteiro pela Cidade do Panamá: visite o Casco Viejo ou Casco Antiguo é o centro histórico da Cidade do Panamá, área reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Esse bairro histórico e muito preservado é composto por ruazinhas charmosas, casarões coloniais, casinhas coloridas, igrejas centenárias e ruínas que carregam boa parte da história do Panamá. Vale a pena conhecer a Plaza de La Independencia, conhecida como Plaza Mayor, onde se encontram a catedral, o Palácio Municipal e o Museu do Canal.
Vale a pena conhecer a Cinta Costera, que é a orla da cidade. Esse calçadão possui 8 km de extensão e liga o centro histórico ao bairro moderno. A vista para os prédios modernos é muito bonita e ali se entende porque a Cidade do Panamá é carinhosamente conhecida como sendo a Dubai das Américas. É na Cinta Costera que está localizado o famoso letreiro colorido “Panama”, um dos locais preferidos para aquela foto instagramável.
Foto: viagensecaminhos.com
Outros pontos interessante para visitar:
1. Biomuseo – o museu mais importante do Panamá. Obra genial do renomado arquiteto Frank Gehry, o mesmo que projetou o Guggenheim Museum em Bilbao, apresenta uma arquitetura colorida e vibrante. São 8 galerias que retratam o surgimento do Panamá e os impactos disso para a biodiversidade do planeta. A entrada custa 18 doletas.
2. Ponte das Américas – Ponte metálica inaugurada em 1962, liga os dois lados do canal e possui um arco no meio com 61 metros de altura para possibilitar a passagem de navios pelo vão central.
3. Cerro Arcón – Com 199 metros de altura, o local possibilita uma vista panorâmica privilegiada da Cidade do Panamá.
4. Estádio Maracanã – Estádio utilizado para a prática de esportes de diferentes modalidades possui capacidade para 5.500 pessoas. #SeLigaNaDica: Vale a pena parar pelo menos para tirar uma foto em frente ao estádio, já que está no caminho para Miraflores. Já pensou você comprovar que visitou o Maraca no Panamá?
A Cidade do Panamá possui uma rede hoteleira composta diversificada, composta por mais de 20.000 quartos. As opções vão desde resorts e hotéis 5 estrelas até pousadas e albergues. Tem opções para todos os gostos e para todos os bolsos.
Para comer, a Cidade do Panamá oferece bons restaurantes na região antiga, na área moderna e nos shoppings. Existem opções internacionais como o Hard Rock que está localizado no andar 62 de um prédio com vista 360 graus da cidade e também vários restaurantes típicos panamenhos que oferecem jantar + show, como o Tinajas e o Diablicos.
A Cidade do Panamá tem várias opções de compras, mas os turistas preferem adquirir eletrônicos, roupas de marcas famosas, bebidas e cosméticos. O Aeroporto Internacional Tocumem é uma zona “duty-free” e possui centenas de lojas. Além disso, existem shoppings como o MetroMall (que inclusive tem transfer gratuito do aeroporto) e o Allbrook Mall, o maior shopping do país, que possui aproximadamente 700 lojas.
Espero que você tenha gostado das dicas da Cidade do Panamá. Até o próximo destino. Fique ligado na Rede 98 e no @SeLigaNaTrip98.