O Carnaval de BH ganha, em 2026, um cortejo inspirado em uma das cantoras mais aclamadas do Brasil. O bloco Marisa aos Montes faz sua estreia no dia 1º de fevereiro (domingo), na Praça Santa Rita, bairro Esplanada, na região Leste da cidade, propondo uma homenagem à cantora Marisa Monte por meio do conceito definido como “axé tribalista”.
Três cantoras, um sonho
O bloco foi criado em 2025 pelas artistas e compositoras Luciana Dietze, Leopoldina e Bruna Carvalho. A motivação central é celebrar a “incrível feminilidade na obra musical de Marisa Monte” e, ao mesmo tempo, reforçar a mulher como protagonista na produção cultural.
A bateria promete resignificar baladas românticas e sucessos dos Tribalistas em ritmos de rua, como samba, marchinha, cumbia, funk e forró.
Inclusão e acessibilidade
Com estimativa de público de 1.000 pessoas e 40 batuqueiros, o bloco se destaca pela estrutura inclusiva. Haverá uma ala destinada especificamente para:
- Pessoas com Deficiência (PCDs);
- Idosos;
- Gestantes e mães;
- Pessoas atípicas.
A organização reforça que o cortejo é um espaço de “convivência dialógica”, pautando o respeito à população LGBTQIAPN+ e o cuidado ambiental.
Serviço – Cortejo Marisa aos Montes
- Data: 01/02/2026 (Domingo)
- Local: Praça Santa Rita (Bairro Esplanada – Região Leste)
- Horário: 09h
