Ao vivo

Patrocinadores

araujo
xadecana bh

Unidos do Samba Queixinho homenageia a baixa gastronomia mineira e Nenel Neto

Por

Siga no

Divulgação/Warley Delgado

Divulgação/Warley Delgado
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Um desfile para exaltar o DNA mineiro e, consequentemente, o belo-horizontino. Essa é a inspiração do Bloco Unidos do Samba Queixinho, criado em 2009, e que nos últimos anos vem realizando homenagens que valorizam a arte e a culinária de Minas. Grupo Galpão, o Teatro de Bonecos Giramundo, o Grupo Corpo e Mercado Central são apenas alguns dos exemplos.

📲 Clique aqui para participar do canal de Whatsapp da 98 e fique por dentro de tudo sobre o Carnaval de BH.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em 2023, foi a vez de levar às ruas de BH um desfile celebrando a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais para aproximadamente 150 mil pessoas. Neste ano, o homenageado será o jornalista e crítico gastronômico, Daniel Neto, mais conhecido como Nenel, criador do Baixa Gastronomia e colunista da Rede 98.

Segundo Gustavo Caetano, fundador e mestre do bloco Unidos do Samba Queixinho, essa é uma forma de também homenagear todas as pessoas e famílias que trabalham em botecos e contribuem com a culinária mineira, uma das mais saborosas e acolhedoras do Brasil.

“A gente sempre gosta de fazer uma homenagem a alguém importante da cidade. E o Nenel, com esse trabalho do Baixa Gastronomia, é uma pessoa importante atualmente, que tem valorizado a nossa cultura. Então, nada mais justo em homenagear quem respeita nossas tradições”, disse Gustavo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Banquete de Carnaval

Depois de fazer a festa na região Região Centro-sul de BH no ano passado, nos bairros Barro Preto e Santo Agostinho, o Bloco Unidos do Samba Queixinho pretende realizar um desfile saboroso em 2024. E a receita será recheada de músicas, percussão a gosto e de vestimentas destacando o vermelho, cor predominante do bloco.

Quem quiser fazer parte desse “banquete” deve comparecer no domingo de Carnaval (11), na Praça da Liberdade, onde será a concentração do bloco: em frente à Casa Fiat, às 13h30. Já anota aí para não perder esse delicioso prato de alegoria recomendado para toda a família.

“Estamos preparando um grande espetáculo, com várias surpresas que a gente tem que pensar ao longo do ano todo. Então, esse desfile nada mais é do que coroar todo esse trabalho que a gente fez durante 2023, e que agora finaliza no Carnaval de 2024″, enfatiza o fundador do bloco. 

História do Bloco Samba Queixinho

Quem vê o Carnaval de BH atualmente como destaque nacional, com recordes de público ano após ano, nem imagina que, em um passado nem tão distante, os moradores de Belo Horizonte que gostavam de aproveitar a festa tinham que procurar outra cidades. Segundo Gustavo, foi justamente isso que inspirou alguns amigos a criarem o Bloco Unidos do Samba Queixinho, há 15 anos.

“A maioria das pessoas viajavam para outros lugares a fim de curtir o carnaval ou para descansar. Mas a gente resolveu ficar aqui na cidade e montar um bloco de carnaval para curtir e sem ter que viajar”, conta o idealizador do bloco.

A cada ano, o Unidos do Samba do Queixinho ganha mais destaque, firmando-se como uma referência no Carnaval de BH. Com uma bateria composta por 160 pessoas e com foco na percussão, eles se dedicam durante todo o ano para aprender baqueteamento, manulação e percepção musical a fim de apresentarem música de qualidade aos foliões. 

Samba Queixinho além do Carnaval

E se você pensa que na Quarta-Feira de Cinzas os trabalhos do bloco estão encerrados e que é hora de descansar, está enganado. O Samba Queixinho vai além, exercendo projetos sociais ao longo do ano, promovendo oficinas de dança, arte, teatro, construção de bonecos e alegoria e de música.

E é com essa dedicação e solidariedade que o bloco pretende desfilar por cerca de quatro horas, munido de ritmos como samba, pagode, ijexá, forró e funks. O repertório promete incluir canções famosas da Mangueira, Portela e do Salgueiro. 

“Estamos nos preparando para este Carnaval. Vamos encarar ele como início para o Carnaval de 2025, e por isso quero convidar a todos para participar com a gente desse grande momento de alegria com todo mundo junto, misturado e embolado”, destaca o fundador.

Bloco Unidos do Samba Queixinho em 2024

Horário: 13h30
Concentração: Praça Da Liberdade, 850, Funcionários
Dispersão: Rua Pernambuco, 280, Boa Viagem 
Estilo Musical: Samba, Pagode, Ijexá, Forró e Funk
Rede Social: https://www.instagram.com/sambaqueixinho

Siga no

Mais de Entretenimento

Alok estreia bloco no Carnaval de BH: ‘Sempre quis fazer’

Mestre do ‘Quando Come’ detalha ‘música pra pular brasileira’ e festa na Afonso Pena

Bloco Show: cultura, prevenção e alegria no domingo de Carnaval em BH

Bloco Baianas Ozadas vai às ruas para celebrar 13 anos na ativa no Carnaval de BH

Bloco Seu Vizinho presta homenagem a Conceição Evaristo em 10° aniversário

Vai fazer falta! Bloco Magnólia não vai desfilar no Carnaval de BH neste ano

Últimas notícias

Cássio faz desabafo após ótima atuação em vitória sobre o Vasco

Cássio fecha o gol, Christian marca e Cruzeiro vence o Vasco em Uberlândia

Pedrinho indica saída de Dudu do Cruzeiro ao responder torcedor com gesto de mão

Mineira e atleticana: conheça a juíza federal mais jovem do país

Bolsonaro tem primeiros sinais de movimentos intestinais espontâneos em duas semanas

Período chuvoso deve terminar nesta semana; veja a previsão do tempo em BH

Empresário fundador do Hotel Urbano é preso por furto de obras de arte no Rio

Polícia recupera 11 celulares furtados em show no Mineirão neste fim de semana

Ao lado de Ratinho Junior e Caiado, Zema fala em união para derrotar Lula em 2026