Quer fugir da folia? 8 dicas para curtir o Carnaval tranquilo em Minas

Por

Siga no

www.minasgerais.com.br

Compartilhar matéria

Para quem busca sossego e tranquilidade no Carnaval, o #SeLigaNaTrip vai apresentar 8 dicas de lugares que podem ser visitados no esquema bate-e-volta a partir de belo Horizonte. Então bora lá:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

1.     Macacos – Distrito de Nova Lima, está localizado a aproximadamente 25 km da capital. Um lugar bem interessante para almoçar é o Restaurante Mar Mineiro, que possui uma vista privilegiada das montanhas de Minas. Esse estabelecimento possui uma gastronomia mais refinada e os preços são mais elevados. Existem outras opções de restaurantes no distrito, como o famoso Bar do Marcinho e também vários estabelecimentos localizados no centrinho, como a Petisqueira do Marquinhos.

2.     Itaúna – Itaúna está localizada a 87 km da capital (se o acesso for pela MG-050) ou a 110 km (se o acesso for pela BR 381). Minha dica é comprar o “day-use” na Mambeba Adventure, uma mistura de restaurante all-inclusive de comida com entretenimento. O destaque é para o Vale Jurássico, para o time de recreação e para o proprietário Marcos, que é o personagem mais representativo do Mambeba. O local possui piscina para crianças, música ao vivo e estacionamento. Valores: Crianças de 0 a 2 anos não pagam, crianças de 3 a 6 anos pagam 70 reais, crianças de 7 a 11 anos pagam 80 reais, e adultos pagam 120 reais.

3.     Cordisburgo A Cidade do Coração está localizada a 121 km de Belo Horizonte e terá programação de carnaval somente a partir das 16 horas. Portanto, existe a possibilidade de fazer um roteiro super bacana de um dia na cidade: Portal Grande Sertões; Gruta do Maquiné , que custa 25 reais (adulto) com criança pagando meia-entrada; Museu Casa Guimarães Rosa e Zoológico de Pedra. #SeLigaNaDica: almoce no Restaurante Chero’s e você conhecerá uma das melhores comidas de Minas Gerais. Preço da refeição servida a vontade, no fogão a lenha e com direito a sobremesa: 40 reais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

4.     Moeda – Cidade localizada a 60 km de Belô, apresenta uma bela paisagem montanhosa e sinuosa na chegada. Conheça as Ruínas da Moeda Velha, uma antiga fábrica de moedas clandestinas e a biblioteca pública, que fica dentro da antiga estação ferroviária. #SeLigaNaDica: Gastronomia raiz na cidade é no Trem Moeda, um excelente restaurante em todos os quesitos. Vale a pena conhecer.

Foto: www.minasgerais.com.br

5.     Belo Vale – Localizada a 80 km da capital, Belo Vale tem um raro museu a disposição dos visitantes: o Museu do Escravo, local de memória que abriga um imponente acervo que conta a história da escravidão brasileira. Ingressos custando 5 reais para os adultos e crianças menores de 6 anos e melhor idade, a partir de 60 anos, são isentos da taxa de entrada.Para almoçar, uma boa pedida é o Restaurante Pé de Serra. Outro lugar interessante é o Balneário Cachoeira do Moinho, que oferece day-use, das 8 as 17 horas, pelo valor de 40 reais. O local também possui lanchonete servindo salgados e porções, e restaurante no sistema buffet livre com sobremesa ao preço de 50 reais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

6.     Brumadinho Distante aproximadamente 65 km de Belo Horizonte, a cidade abriga o Instituto Cultural Inhotim, um dos mais importantes centros de arte contemporânea do mundo. O local estará aberto durante todo o período do carnaval para visitação. Ingressos custando 50 reais (inteira) e 25 reais (meia). No período de 18 a 21 de fevereiro, haverá programação especial para crianças com o Estação Folia. Confira os detalhes no site. #SeLigaNaDica: se você ainda tiver fôlego, poderá voltar para a capital passando por Casabranca e aproveitar o CarnaGourmet, um evento gastronômico realizado no mesmo lugar que acontece o Brumadinho Gourmet. Outra programação sensacional é admirar o pôr-do-sol no Topo do Mundo, no restaurante La Vinicola. Agora, os mais radicais podem encarar um salto de parapente na Serra da Moeda.

7.     Rio Acima – Localizada a 35 km de BH, Rio Acima apresenta duas opções interessantes de cachoeiras: Cachoeira do Viana e Cachoeira do Indio, ambas custando 20 reais para entrar. Para acessar as cachoeiras, existe uma estrada de terra de aproximadamente 4 km e placas de sinalização facilitam o acesso. É importante ressaltar que não existe estrutura de restaurante nas cachoeiras, então os lugares mais indicados para almoçar são a Pousada da Zilda ou Sítio do Jacó. Se você curte aquelaaaaa paisagem montanhosa de Minas Gerais, tem um veículo 4×4 e gosta de off-road, vale a pena conhecer o Mirante da Gandarela. São 18 km de estrada de terra para chegar ao local.

Foto: www.minasgerais.com.br

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

8.     Fazenda Gruta do Baú Localizada a 50 km de Belo Horizonte, está inserida no município de Pedro Leopoldo, no distrito de Fidalgo. É uma maravilhosa fazenda com lugar para caminhar, com pista de bike, parquinho, área de escalada e recreação. O valor da entrada é de 20 reais por pessoa. Além disso, existem atividades que são cobradas a parte como passeio a cavalo (10 reais), visitação na gruta (12 reais) e passeio de Gurgel (13 reais). O restaurante oferece uma comida muito boa ao preço de 69,00 por quilo.

 

Agradecimentos: Renata Couto, Secretária de Turismo de Nova Lima; Marcos Mambeba; Guilherme da Secretaria de Turismo de Cordisburgo; Érica Maia, Gestora da IGR Veredas e ao José Celso da Fazenda Gruta do Baú.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

 

Espero que você tenha gostado do nosso roteiro e que possa aproveitar o Carnaval 2023. Até o próximo destino. Continue ligado na @rede98oficial e no @SeLigaNaTrip98.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Carnaval 2026: governo de MG e Cemig abrem edital para projetos de até 500 mil reais

Música, dendê e muito axé: carnaval de Salvador é reconhecido como manifestação cultural do país

Canto da Alvorada e Bacharéis do Samba são as campeãs do Carnaval de 2025

Carnaval de 2025 leva 6 milhões de pessoas às ruas em BH; Governo de MG faz balanço da folia

Beija-Flor conquista 15º título no Carnaval do Rio

Álvaro Damião celebra o Carnaval de BH e promete grandes artistas em 2026

Últimas notícias

Conecta News: liderança e inteligência artificial em tempos de transformação

Sabará transforma o centro histórico em um ‘Halloween de rua’ que une cultura e solidariedade

Próximo adversário do Cruzeiro, Vitória é o quarto pior visitante do Brasileirão

Conheça Thor, gato mineiro eleito o mais bonito do Brasil

Botijão de gás explode em restaurante de BH e homem sofre queimaduras em 60% do corpo

William Bonner se despede do Jornal Nacional hoje; César Tralli assume na segunda

Xodó do Cruzeiro em 2022, Edu brilha no futebol de várzea mineiro

Argentina e Paraguai reforçam fronteiras contra Comando Vermelho

‘November Rain’: Chuvas marcam o início do mês em BH; veja a previsão