Até 15 de julho, a capital mineira recebe uma mostra fotográfica gratuita do premiado Milton Lima, com imagens que ocupam a Praça da Liberdade e a Câmara Municipal de BH para revelar o papel essencial das cooperativas na transformação de vidas.
Um olhar direto sobre o impacto do cooperativismo
A exposição “Cooperativas constroem um mundo melhor” apresenta o resultado de uma imersão fotográfica conduzida pelo premiado fotógrafo Milton Lima, que percorreu o estado registrando como as cooperativas vêm modificando a vida de milhares de pessoas em áreas como agricultura, energia, mobilidade, educação, saúde e inclusão social.
A mostra integra a programação do Dia Internacional das Cooperativas, comemorado em 5 de julho, e do Ano Internacional das Cooperativas, reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), e reforça o papel estratégico do modelo cooperativista para o desenvolvimento socioeconômico sustentável.

Trabalho de campo: um olhar documental
Durante três meses, Milton Lima percorreu oito municípios mineiros, acompanhando a rotina de cooperados que operam em realidades muito distintas, do sertão do Norte de Minas às zonas urbanas da capital. A exposição reúne retratos, paisagens e registros de processos produtivos, evidenciando o elo entre trabalho coletivo, dignidade e transformação social.
A seleção das imagens foi guiada por um critério claro: mostrar os rostos e as histórias por trás dos números. Como define o próprio autor, o foco está nas “expressões de vida na pele”, termo que Milton usa para definir sua abordagem centrada nas pessoas e no impacto humano da cooperação.
“Foi gratificante ver os produtores apresentando seus desafios e conquistas com tanto entusiasmo”, destaca Ramiro Rodrigues de Ávila Júnior, presidente do Sicoob Aracoop.

Mineiro de Três Pontas, o fotógrafo Milton Lima tem mais de 18 anos de trajetória no fotojornalismo e é reconhecido internacionalmente, é vencedor do concurso internacional “Environmental Photographers of the Year” (EPOTY) em 2022, na Inglaterra, por sua capacidade de traduzir histórias de vida por meio de retratos.
Cada foto da mostra remete a uma prática do cooperativismo em ação. Entre os destaques estão o projeto Sabor do Canto, que reúne pessoas em situação de rua para atuação coletiva na área de alimentação. Bem como, o avanço da transição energética no Norte de Minas, promovido pelo programa MinasCoop Energia. Além de destacar a produção de café com protagonismo feminino em Poço Fundo, por meio da Coopfam. Dentre diversos outros movimentos cooperativistas.
Visitação gratuita e aberta ao público
A exposição pode ser visitada gratuitamente em dois pontos centrais da capital mineira: a Praça da Liberdade e a Câmara Municipal de Belo Horizonte, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. A mostra é promovida pelo Sistema Ocemg.
Com 800 cooperativas ativas, o cooperativismo em Minas Gerais reúne 3,7 milhões de cooperados e gera mais de 61 mil empregos diretos, promovendo desenvolvimento, inclusão e oportunidades em todas as regiões do estado. Em 2024, o setor movimentou R$ 157,8 bilhões, o equivalente a 14,9% do PIB mineiro, consolidando-se como um dos grandes pilares da economia de Minas.
“Queremos que o público veja, por meio da fotografia, o que há de mais genuíno no nosso modelo de negócios: a força da união e do trabalho coletivo”, afirma Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg.
Além da mostra fotográfica, a programação também contará com uma projeção mapeada especial que inclui ainda uma intervenção de luzes em edifícios históricos da capital, nos dias 4, 5 e 6 de julho, reforçando visualmente a mensagem de que cooperativas constroem um mundo melhor.