David Coverdale anunciou a aposentadoria da música aos 74 anos nesta quinta-feira (13/11). O lendário vocalista de rock construiu a carreira na banda Whitesnake e também fez parte do Deep Purple nos meados dos anos de 1970, substituindo Ian Gillan. Coverdale ainda teve um projeto paralelo com o guitarrista do Led Zeppelin, Jimmy Page, no início dos anos 1990.
Formado em 1978, o Whitesnake fez a sua última apresentação em junho de 2022. A banda chegou a anunciar uma turnê de despedida naquele ano, mas datas foram canceladas devido a uma infecção respiratória de Coverdale. Desde então, o grupo britânico estava em inatividade, mas não confirmava a aposentadoria.
“Depois de mais de 50 anos de uma jornada incrível com vocês, com o Deep Purple, com o Whitesnake e com Jimmy Page, os últimos anos deixaram bem claro para mim que chegou a hora de pendurar meus sapatos de plataforma de rock n’ roll e minhas calças jeans justas”, disse o vocalista.
Carreira de Coverdale
David Coverdale iniciou a carreira como vocalista na segunda metade dos anos 1960, participando das bandas “Denver Mule” e “Skyliners”. Já em 1974, o cantor ficou mundialmente conhecido por substituir Ian Gillan no Deep Purple e gravar os discos “Burn” e “Stormbringer”. No ano seguinte, ainda colaborou com o álbum “Come Taste the Band”.
Já em 1978, Coverdale fundou o Whitesnake. O disco de estreia foi o “Snakebite”. Ao longo da carreira, foram 11 discos de estúdio e grandes sucessos como “Is This Love”, “Here I Go Again”, “Love Ain’t No Stranger” e “Still Of The Night”. A banda, inclusive, acumula passagens pelo Brasil e por Belo Horizonte. A última apresentação na capital mineira foi em 2019, antes de fazer um show no Rock in Rio no mesmo ano. Em 1985, a “Cobra Branca” também tocou na primeira edição do famoso festival carioca.
Coverdale também lançou dois álbuns em carreira solo: o “Whitesnake”, em 1977, e o “Northwinds”, em 1978. Já em 1993, o vocalista se juntou ao guitarrista do Led Zeppelin, Jimmy Page, para gravar o “Coverdale-Page”. Além disso, David ainda gravou a canção “The Last Note of Freedom”, do filme “Dias de Trovão”, de 1990, que teve Tom Cruise como protagonista.
