O apresentador Faustão recebeu alta do Hospital Israelita Albert Einstein nesta quinta-feira (28/8) após ficar 99 dias internados na unidade. Segundo a equipe médica, o comunicador se encontra bem clinicamente, com bom funcionamento dos órgãos transplantados.
“Ele Seguirá plano de cuidado em casa, com uso de imunossupressores e acompanhamento médico regular”, informou o comunicado divulgado à imprensa.
O Faustão estava internado desde 21 de maio devido a uma infecção bacteriana aguda com sepse. No início deste mês, ele foi submetido a um transplante de fígado e um retransplante renal, que já estava planejado há um ano.
Transplante de coração
Faustão passou um transplante do coração em agosto de 2023. Ele havia sido incluído na fila de transplantes do Sistema Único de Saúde após agravamento do quadro de insuficiência cardíaca, que é acompanhado desde 2020.
O caso do apresentador deu muita visibilidade ao sistema de doação de órgãos no Brasil. Faustão foi incluído na fila de transplantes regida pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo e entrou em uma lista única de espera regulada por um conjunto de critérios específicos para a distribuição dos órgãos doados aos pacientes cadastrados na fila.
Essa fila independe se o paciente é usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), de planos de saúde ou se paga diretamente por um atendimento: ela é a única forma de o paciente receber o órgão de um doador no Brasil.