O baterista da Blondie, Clem Burke, morreu nesta segunda-feira (7/4) aos 70 anos. O anúncio foi feito no perfil oficial da banda de rock e new wave. Burke tratava de um câncer,
Além de tocar com a Blondie, Clem Burke também trabalhou com outros grandes artistas e grupos, como Ramones, Pete Townshend, Bob Dylan, Iggy Pop, Joan Jett, Nancy Sinatra, Eurythmics, entre outros. Em 2006, o baterista foi homenageado no “Museu da Fama do Rock n’ Roll”, nos Estados Unidos, sendo considerado um dos mais influentes artistas da vertente musical.
“Clem não era apenas um baterista, era o batimento cardíaco da Blondie. Seu talento, energia e paixão pela música eram inigualáveis, e suas contribuições para o nosso som e sucesso são imensuráveis”, diz a publicação da Blondie no Instagram.
O grupo americano foi fundado em 1974, e Clem assumiu as baquetas no ano seguinte. A Blondie é tida como uma das bandas pioneiras do New Wave. Os membros enalteceram o profissionalismo do baterista: “Além de sua musicalidade, Clem era uma fonte de inspiração tanto dentro quanto fora do palco. Seu espírito vibrante, entusiasmo contagiante e ética de trabalho sólida como uma rocha, tocaram todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo”, disseram os ex-colegas.