O Dia Mundial do Rock é celebrado em 13 de julho, mas de global a data só tem o nome. A comemoração anual ocorre somente em solo brasileiro, desde os anos 1990, em homenagem ao festival Live Aid, que ocorreu em Londres e nos Estados Unidos. Entenda por que a comemorção só pegou no Brasil.
A data serve como um momento para celebrar o rock e sua importância na história da música, além de ser repleta de programações ao redor do país voltadas especialmente para os amantes de rock.
E como é que o Live Aid se conecta com a comemoração brasileira? Durante sua apresentação no festival, o cantor e compositor Phil Collins sugeriu que 13 de julho fosse considerado como o Dia Mundial do Rock, tamanho o sucesso do evento, porém, naquele momento, a ideia do artista não vingou.
Como a data pegou no Brasil
Foi só nos anos 1990 que a data pegou no Brasil, por meio de uma campanha publicitária das rádios paulistanas 97 FM (hoje Energia 97) e 89 FM: A Rádio Rock. Ambas começaram a propagar a sugestão de Phil Collins, promovendo o 13 de julho como Dia Mundial do Rock.
Em 2001, outra rádio de São Paulo entrou na onda, a Kiss FM, cuja data de estreia foi no dia 13 de julho. Com a força das rádios brasileiras de rock, o dia mundial para comemorar o gênero acabou sendo difundido no país e entrou para ficar no calendário do mercado publicitário.
No exterior, outras datas são usadas para celebrar o rock. Só nos Estados Unidos, o gênero é celebrado em três dias diferentes, são eles: 9 de fevereiro, data em que os Betles fizeram o primeiro show no país; 5 de julho, data de gravação do single “That’s All Right”, de Elvis Presley; e 9 de julho, data de estreia do programa American Bandstand.
Sobre o Live Aid
O evento foi um festival beneficente que ocorreu em 13 de julho de 1985, para arrecadar doações para a Etiópia.
Foram dois shows simultâneos: um no JFK Stadium, na Filadélfia (EUA), e outro no Wembley Stadium, em Londres, no Reino Unido. O festival reuniu nomes como Paul McMcartney, Mick Jagger e Queen, contabilizou um público de mais de 160 mil pessoas e ficou marcado como um dos eventos mais importantes da música.