O rock psicodélico perdeu nesse sábado (10/1) Bob Weir, guitarrista rítmico, vocalista e membro fundador do lendário Grateful Dead. Ele morreu aos 78 anos. A notícia foi confirmada pela família por meio de um comunicado nas redes sociais. Bob consolidou uma trajetória de mais de 60 anos dedicados à música e à estrada.
A confirmação da partida de Bob Weir abalou os fãs, conhecidos como “Deadheads”, que acompanharam o músico desde a formação da banda em 1965 até seus projetos mais recentes, como o Dead and Company.
Segundo a nota oficial, Bobby Weir “partiu de forma tranquila, cercado por pessoas queridas”. O músico havia sido diagnosticado com câncer em julho passado e enfrentou a doença com coragem. No entanto, o comunicado diz que a causa do falecimento foram problemas pulmonares preexistentes que se agravaram.
“Infelizmente, ele sucumbiu a problemas pulmonares subjacentes”, detalhou a família.
Grateful Dead
Nascido em San Francisco, Weir ajudou a fundar o Grateful Dead aos 17 anos. Ao lado de Jerry Garcia, Ron McKernan, Phil Lesh e Bill Kreutzmann, ele transformou a banda em um símbolo do movimento hippie e da contracultura.
Enquanto Garcia era conhecido pelos solos longos e espirituais, Bob Weir desenvolveu um estilo único de guitarra rítmica que sustentava as improvisações da banda. Ele foi a voz e a caneta por trás de clássicos como “Sugar Magnolia”, “Mexicali Blues” e o hino de festa “One More Saturday Night”.
