Que Minas Gerais é um estado muito amado no Brasil muita gente sabe, seja por conta da nossa culinária, sotaque e senso de humor. São diversas as qualidades que fazem o mineiro ser quem é, mas afinal, o que caracteriza esse jeitinho mineiro de ser?
O Matula 98 recebeu a chef Ana Gabi do “Trintaeum” e a empreendedora Sandra Moreira da “Pandiprato” para uma prosa onde pontuam o que são as “mineiridades”. As convidadas e as apresentadoras também discutiram sobre como os mineiros aprendem desde cedo todo o valor daquilo que construímos, junto com o sentimento de carinho e capricho que habitantes de todas as partes do estado possuem na hora de cozinhar.
“A gente se sustenta dessa alegria, desse sentimento de ver o outro comendo. Pra mim, não é suficiente fazer uma comida, eu preciso fazer com cuidado. Preciso ter certeza que ficou o melhor que posso entregar”, pontua a chef Ana Gabi.
Sandra Moreira, que é conhecida como “Sandrinha”, percebe a mineiridade como algo simples e com uma pegada afetiva. Ela destaca o carinho que o mineiro possui para fazer qualquer coisa, desde a hora de cozinhar até o cuidado especial com os panos de prato.
*Estagiária sob supervisão do editor Roberth Costa