Mariano fala sobre chegada ao América e futuro no futebol

Siga no

Otávio Rezende / Rede 98

Compartilhar matéria

Mariano foi oficialmente apresentado como jogador do América nesta terça-feira (18/02). O jogador de 38 anos assinou contrato com o Coelho até o final da Série B desta temporada. Em entrevista coletiva no CT Lanna Drumond, Mariano revelou detalhes do acerto “relâmpago” com o clube após sua saída do Atlético.

“Foi o mais rápido possível. Quando meu agente me informou que houve o ‘OK’ do América, eu já estava agoniado, porque gosto muito de futebol e já estava há dois meses treinando em casa, criando uma expectativa. O América apareceu, fez a proposta, apresentou o objetivo, e isso me agradou bastante”, disse o novo lateral-direito do Coelho.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Mariano também afirmou que não precisou refletir muito sobre a proposta americana: “Houve a negociação e, no dia seguinte, eu já estava aqui para fazer os exames. Foi algo que eu queria. Foi um dos contratos mais rápidos que já assinei”.

O jogador encerrou seu vínculo com o Atlético no fim de 2024 e, desde então, vinha treinando por conta própria para se preparar para a temporada. O lateral garantiu que, apesar dos dois meses sem clube, nunca cogitou a aposentadoria. “Eu projeto minha carreira ano a ano e quero encerrá-la jogando. (…) Estava treinando, sim, mas é diferente treinar em casa e treinar com os atletas”, disse.

Qualidade e experiência

Mariano é um dos jogadores mais experientes do elenco americano, sendo mais velho até que o técnico William Batista. O lateral falou sobre essa peculiaridade, demonstrou entusiasmo em compartilhar sua vivência com o grupo e elogiou o jovem treinador.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Quando chegamos a uma certa idade, encontramos dificuldades para acertar ou permanecer em um clube. Muitos enxergam apenas o atleta e não o que podemos agregar dentro e fora de campo, como liderança. O William é um treinador que vem crescendo e conquistando seu espaço. Estou aprendendo também, pois é a primeira vez que tenho um técnico mais jovem do que eu. O que puder fazer para ajudar, dando um toque ou outro, ele me deu essa abertura”, disse o lateral.

Chega para jogar?

O América negociou o lateral-direito Mateus Henrique com o Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, neste início de temporada. Com isso, Júlio César, zagueiro de origem, foi improvisado na ala direita como titular no clássico contra o Cruzeiro, pela primeira partida das semifinais do Campeonato Mineiro.

No próximo sábado, o América enfrenta o Cruzeiro pelo jogo de volta das semifinais do estadual. Mariano se colocou à disposição do técnico William Batista. “Vamos dia após dia. Vamos nos preparar para o jogo de sábado e, se eu e a comissão técnica conversarmos e optarmos por atuar, será o melhor para ambos”, afirmou o jogador.

Futuro dentro e fora de campo

Apesar de não pensar em aposentadoria neste momento, Mariano já planeja os próximos passos fora das quatro linhas. O lateral fez um curso de treinador da CBF e comentou sobre a possibilidade de seguir carreira como técnico.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Vivo intensamente o futebol. O curso foi uma opção porque eu tinha tempo. Minha esposa sempre disse que tenho um ‘estilo’ de treinador, por ficar na beira do campo ajudando meus companheiros. Penso em ser treinador? Hoje, com 38 anos, consigo entender melhor o jogo e o ponto de vista dos técnicos. Não é fácil lidar com jogadores, imprensa, torcida, diretoria… é algo que exige paixão. Estou me adaptando a esse processo e, futuramente, quem sabe. Ainda não é algo concreto, mas, sim, passa pela minha cabeça”, finalizou Mariano.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de América

Embate contra o Novorizontino marcará reencontro de Enderson Moreira com o América

América marca cirurgia de Marlon para a próxima semana

Dois laterais do América são liberados do DM e estão próximos de retornar

América perde lateral-esquerdo para o restante da temporada

América vence o Athletic em São João Del-Rei

Lateral do América inicia processo de transição para a preparação física; Saiba mais

Últimas notícias

‘Assunção vai ficar pequeno pra nós’: zagueiro do Atlético projeta final da Sul-Americana

Classificado na Sul-Americana, Atlético encara o Internacional no Brasileirão; saiba onde assistir

No Mineirão lotado, Cruzeiro encara o Vitória pelo Brasileirão; saiba onde assistir

Lula assina projeto de lei Antifacção e envia ao Congresso em regime de urgência

Um ano do Novo Acordo do Rio Doce: reparação avança com resultados concretos

Destaque da base, Mosquito acerta renovação com o Atlético até 2030

PBH anuncia projeto de requalificação do Centro: ‘Vamos ver prédios onde tinha galpões’, diz Damião

Sem Scarpa, Atlético perde outro titular para enfrentar o Internacional; veja provável escalação

Chefe da Polícia Civil do RJ diz que CV é uma organização terrorista que tem os Complexos da Penha e do Alemão como ‘QG’