O Atlético venceu o Bucaramanga, da Colômbia, por 1 a 0 nessa quinta-feira (17/7) e chega ao jogo de volta, em Belo Horizonte, precisando apenas de um empate para se classificar às oitavas de final da Copa Sul-Americana. A vitória, porém, também marcou o fim de três “jejuns internacionais” do Galo.
O primeiro deles teve início nesta edição da Copa Sul-Americana: o Atlético ainda não havia vencido nenhuma partida fora de casa na competição. Em três jogos como visitante pela fase de grupos, o Galo acumulou dois empates e uma derrota, diante do Deportes Iquique, do Chile.
Outro tabu quebrado pelo alvinegro foi o de vitórias fora de casa na Sul-Americana. O Galo não vencia como visitante na competição desde 2019. Somadas às três partidas sem vitória em 2025, eram cinco jogos consecutivos sem vencer fora de casa pelo torneio. A última vitória havia sido em agosto de 2019, quando superou o La Equidad-COL por 3 a 1. Réver, Chará e Elias marcaram para o Galo naquela ocasião.
Por fim, o Atlético voltou a vencer fora de casa por competições internacionais após mais de um ano de jejum. Considerando partidas da Libertadores e da Copa Sul-Americana, o clube estava há 438 dias sem triunfar fora de Belo Horizonte em torneios continentais. A última vitória como visitante havia sido contra o Rosario Central, da Argentina, por 1 a 0, em maio de 2024. Desde então, foram sete jogos fora de casa, com quatro empates e três derrotas.
*Estagiário sob supervisão do coordenador Roberth Costa