Atlético e Flamengo travam mais uma batalha pela Copa do Brasil nesta quinta-feira (31/7). Rivais históricos, os clubes já se enfrentaram em outras quatro edições do torneio mais democrático do país — incluindo a final inédita disputada no ano passado.
Em 2006, o Flamengo eliminou o Galo nas quartas de final com um placar agregado de 4 a 1. No ano de 2014, o Alvinegro teve sua revanche nas semifinais, com uma virada histórica no Mineirão e classificação com o placar agregado de 4 a 3. Em 2022, o clube carioca voltou a avançar, com show de Arrascaeta no Maracanã, após derrota por 2 a 1 no jogo de ida no Mineirão.
Por fim, em 2024, as equipes fizeram a primeira final entre si, e o Flamengo ficou com o título. Com vitória larga no Maracanã, liderada por Gabigol, e novo triunfo na Arena MRV, com gol de Gonzalo Plata, o Rubro-Negro se sagrou pentacampeão.
Um detalhe curioso marca o histórico entre as equipes: em todas as vezes em que se enfrentaram na Copa do Brasil (2006, 2014, 2022 e 2024), o vencedor do confronto terminou campeão. Será que, neste ano, a história vai se repetir?