A Conmebol anunciou, nesta quarta-feira (12/11), que as finais da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana contarão com as tecnologias do impedimento semiautomático e da checagem da linha do gol. Será o segundo ano consecutivo em que as decisões continentais terão esses recursos disponíveis.
Pelo segundo ano consecutivo, a CONMEBOL voltará a utilizar o Fora de Jogo Semiautomático nas Finais da CONMEBOL @SudamericanaBR e da CONMEBOL @LibertadoresBR 🏆#AcrediteSemprehttps://t.co/kp57dTn9KJ
— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) November 12, 2025
Clique aqui e veja a publicação da Conmebol nas redes sociais.
Em 2025, ambas as tecnologias também foram utilizadas nas duas partidas da Recopa Sul-Americana, entre Botafogo e Racing, da Argentina.
De acordo com a Conmebol, serão utilizadas dez câmeras para o impedimento semiautomático e quatorze para a tecnologia da linha do gol. Os sistemas permitem o rastreamento óptico que registra, em tempo real, a posição de cada jogador e da bola, determinando com alta precisão impedimentos e lances próximos à linha do gol. O objetivo é garantir decisões mais rápidas, precisas e confiáveis.
Novidade no Brasileirão
Na última segunda-feira (10/11), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou que o impedimento semiautomático estará presente desde a primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2026. O anúncio foi feito pelo presidente da CBF, Samir Xaud, durante a abertura do Grupo de Trabalho de Arbitragem, realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro.
