Considerado por muitos o maior treinador da história do Atlético, Cuca alcançou mais uma marca expressiva no comando alvinegro. Com a vitória por 2 a 1 sobre o Red Bull Bragantino, nesse domingo (3/8), o treinador chegou à sua 100ª vitória como mandante pelo Galo. Em 138 partidas em casa, perdeu apenas dez vezes, com um impressionante aproveitamento de 80%.
Início da trajetória
A história de Cuca com o Atlético começou no dia 8 de agosto de 2011, quando foi contratado para sua primeira passagem no comando do Galo. Com Cuca, o Atlético fez um bom segundo turno no Campeonato Brasileiro e se livrou do rebaixamento. Ao todo, o treinador comandou o Galo em 12 partidas dentro de casa naquela temporada, com sete vitórias, três empates e apenas duas derrotas.
Cuca seguiu no Atlético em 2012 e liderou a equipe vice-campeã do Campeonato Brasileiro daquele ano. Em sua segunda temporada no comando do Galo, o treinador não perdeu nenhuma partida em casa. Foram 27 jogos disputados, com 21 vitórias, seis empates, aproveitamento de 85% como mandante e o título do Campeonato Mineiro.
— Atlético (@Atletico) August 4, 2025
Clique aqui e veja o a publicação do Atlético nas redes sociais.
Mantido no cargo para 2013, Cuca liderou o grupo campeão da Copa Libertadores daquele ano. Com o quarteto Ronaldinho, Tardelli, Bernard e Jô, esteve à beira do campo em 35 partidas como mandante. Foram 27 vitórias, sete empates e apenas uma derrota. Além da Libertadores, também conduziu o Atlético ao bicampeonato mineiro consecutivo.
Anos vencedores
Cuca retornou ao Atlético em 2021 e comandou o elenco campeão do triplete alvinegro. No que, para muitos, foi o melhor ano da história do clube, o treinador novamente obteve excelente desempenho como mandante: 30 vitórias, cinco empates e apenas uma derrota em 36 partidas, finalizando a temporada com 83% de aproveitamento em casa e os títulos do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil e do Campeonato Mineiro.
— Atlético (@Atletico) August 4, 2025
Clique aqui e veja o a publicação do Atlético nas redes sociais.
Passagens recentes
Despediu-se do clube ao fim de 2021, mas retornou em julho de 2022 com a missão de classificar o Galo para a Copa Libertadores do ano seguinte. Em dez partidas como mandante, conquistou três vitórias, três empates e quatro derrotas — sua pior campanha em casa pelo clube. No entanto, a meta foi cumprida e, em comum acordo, treinador e diretoria optaram por não dar continuidade ao trabalho em 2023.
Cuca foi novamente recrutado para comandar o Atlético em 2025. Atualmente, em sua quarta passagem pelo clube, já disputou 18 partidas, com 12 vitórias, cinco empates e apenas uma derrota. O treinador ostenta 76% de aproveitamento como mandante no ano, segue vivo em todas as competições e já conquistou o Campeonato Mineiro nesta temporada.
— Atlético (@Atletico) August 4, 2025
Clique aqui e veja o a publicação do Atlético nas redes sociais.
Próximo compromisso
Cuca e o Atlético voltam a campo nesta quarta-feira (6/8), às 19h, contra o Flamengo, na Arena MRV, pela partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil.
Leia também: