Em frente a Sede de Lourdes, a massa atleticana se reuniu para celebrar o que para muitos pode parecer simples, mas para quem é torcedor, conta muito: o fato do clube do coração existir. “Foguetes e bandeiras”, sinalizadores, instrumentos e uniformes deram o tom da comemoração. O Clube Atlético Mineiro está comemorando 117 anos de história. Os torcedores alvinegros saíram as ruas de Belo Horizonte, por volta das 22h dessa segunda-feira (24/03) e, mais uma vez, participaram da tradicional vigília de celebração. O Galo Doido, mascote do time, também marcou presença para o delírio de adultos e crianças.
No início da madrugada desta terça-feira (25/3) , a torcida cantou o parabéns e o hino do clube. Além disso, um grande foguetório completou a festa. A charanga da Galoucura encerrou espetáculo com um acalorado batuque.
As comemorações dos 117 anos do Galo tiveram início no último domingo (23/3), com a divulgação da logo comemorativa e o “Treinão de Aniversário”. Uma corrida saiu da Sede de Lourdes com percurso pela região centro-sul da capital.
Um clube e muitos sentimentos
A história do Clube Atlético Mineiro, confunde-se com a história de Belo Horizonte. Fundado em 25 de março de 1908, pouco após a fundação da cidade os dois cresceram juntos.
O sentimento também foi aumentando, e não só na “alegria nas vitórias”. O Galo trouxe um sentimento de pertencimento para a população da época, que não tinha muitas opções de esportes. Muito além de um time de futebol, o Atlético construiu uma identidade, que se espalhou não só por BH, mas pelos quatro cantos do Brasil.
Uma pesquisa feita pela TM20 Branding e pela Brazil Panels, em março deste ano, apontou a torcida alvinegra como a 7° maior do país.
No aniversário deste ano, o Atlético foi homenageado nas redes sociais por personagens marcantes de sua história e grandes instituições do mundo do futebol. Ídolos como Ronaldinho, Tardelli, Dadá Maravilha e Taffarel deixaram seus votos para o Galo.
Além dos personagens, instituições e até outros clubes de futebol também parabenizaram o alvinegro. A CBF, os Campeonatos Francês e Italiano e o Tottenham, publicaram homenagens ao primeiro campeão brasileiro.
Confira as fotos da Vigília de 117 do Galo
As fotos, tiradas na virada de segunda-feira (24) para terça-feira (25) , são de Ludmila Souza.