O Brasileirão chegou à sua segunda metade. Até aqui, todas as equipes já disputaram ao menos 20 partidas na competição, entrando em um momento decisivo da temporada. O Atlético, porém, inicia o returno do Campeonato Brasileiro com uma campanha inferior à do último ano, quando brigou contra o rebaixamento na última rodada.
Em 2024, após 20 rodadas da Série A, o Galo somava 31 pontos e ocupava a 9ª colocação. Em 2025, no entanto, tem apenas 24 pontos — sete a menos que no ano anterior — e aparece em 14º lugar, cinco posições abaixo em relação à edição passada.
As trajetórias do Atlético no Brasileirão guardam semelhanças. Assim como em 2024, o clube disputou três competições na temporada (Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Libertadores), chegou a duas finais e correu risco de queda até a última rodada, quando precisou apenas de uma vitória em casa para se manter na elite. Em 2025, o cenário é parecido: o time está nas quartas de final da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana, mas amarga uma colocação delicada no Brasileiro, a apenas dois pontos da zona de rebaixamento.
Vale lembrar que, neste ano, o Atlético tem duas partidas a menos em relação a alguns adversários. O alvinegro ainda enfrentará Fortaleza e Sport, em casa, em jogos adiados do primeiro turno. Se vencer ambos, poderá subir até seis posições e alcançar a 8ª colocação.
O que dizem os números?
Segundo estudo do Departamento de Matemática da UFMG, o Atlético tem apenas 6% de chances de se classificar para a Libertadores de 2026, enquanto o risco de rebaixamento subiu para 11%, acendendo um alerta para diretoria e torcida.
O Galo volta a campo pelo Brasileirão no dia 14 de setembro, contra o Santos, na Arena MRV. Antes, encara o Cruzeiro no Mineirão, em 11 de setembro, buscando reverter a derrota por 2 a 0 para avançar às semifinais da Copa do Brasil.