Com a vitória por 4 a 2 sobre o Sport, no último sábado (2/11), o Atlético chegou ao quarto jogo consecutivo sem perder no Campeonato Brasileiro e assumiu a 9ª posição da competição. A sequência de resultados positivos mudou a narrativa do Galo para o fim da temporada: se antes o alvinegro lutava contra o rebaixamento, hoje o foco é a classificação para a Libertadores de 2026.
A principal chance de classificação do Atlético, neste momento, é pela Copa Sul-Americana. Se vencer o Lanús na final da competição, o Galo garante automaticamente uma vaga na Libertadores do próximo ano. Mas, e pelo Campeonato Brasileiro? Quais são as chances?
Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), após o fim da 33ª rodada, o Atlético tem 6% de chances de garantir uma vaga no torneio continental por meio do Campeonato Brasileiro.
O cálculo foi feito com base na formação de um G-7 ao fim do campeonato. Atualmente, o Brasileirão concede quatro vagas diretas para a fase de grupos da Libertadores e duas para a pré-Libertadores, formando um G-6. Entretanto, como Palmeiras e Flamengo — líderes do Brasileiro — estão na final da Libertadores deste ano e, matematicamente, não ficarão fora do G-6, o campeonato terá um G-7 formado.
Clique aqui e assista na íntegra.
Brasileirão pode ter mais vagas
No entanto, o G-7 ainda pode se tornar um G-8. Cruzeiro e Fluminense, atualmente na 3ª e na 7ª posição, estão nas semifinais da Copa do Brasil, que garante ao campeão vaga direta na Libertadores. Caso ambos se mantenham no G-7 e um dos dois conquiste o título, abrir-se-á mais uma vaga classificatória pelo Brasileirão, transformando o atual G-7 em um G-8.
De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, as chances de o Atlético terminar o Brasileiro em 8º lugar são de 28,8%. Contudo, a classificação para a Libertadores nessa posição depende do título de Fluminense ou Cruzeiro e da permanência dessas duas equipes no G-7.
O Atlético ainda tem seis jogos pela frente no Campeonato Brasileiro: dois contra o Fortaleza, um contra o Red Bull Bragantino, um contra o Flamengo, um contra o Palmeiras e um contra o Vasco, além da final da Sul-Americana, no dia 22 de novembro. Clique aqui e veja o calendário completo do Galo até o fim do ano.
