A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou, nesta segunda-feira (10/11), que o Campeonato Brasileiro contará com a tecnologia do impedimento semiautomático a partir de 2026.
O anúncio foi feito pelo presidente da CBF, Samir Xaud, durante a abertura do Grupo de Trabalho de Arbitragem, realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro. O dirigente também confirmou que a tecnologia estará disponível já na estreia do Brasileirão, em 28 de janeiro.
“A modernização da arbitragem começa com o nosso impedimento semiautomático, que já anunciamos para o ano que vem. O Campeonato Brasileiro começa no dia 28 de janeiro já com a tecnologia implementada”, afirmou Xaud.
O que é o impedimento semiautomático?
A tecnologia utiliza câmeras e sensores para replicar em três dimensões o posicionamento dos jogadores e da bola em campo. Assim, as linhas de impedimento são traçadas automaticamente, permitindo ajustes e análise precisa das jogadas pelos árbitros de vídeo.
O recurso já é utilizado pela FIFA e pela UEFA em algumas das principais competições do futebol mundial, como a Champions League, o Campeonato Inglês e o Campeonato Espanhol.
