Tem um novo nome pintando na Toca da Raposa. O Cruzeiro fechou, neste sábado (27/12), a contratação de Bruno Spindel para o cargo de diretor de futebol do clube celeste. A informação foi antecipada por O Globo e confirmada pelo colunista da Rede 98, Samuel Venâncio.
Spindel chega para assumir a vaga deixada por Paulo Pelaipe, que deixou o Cruzeiro e assumiu o Grêmio. O novo dirigente terá participação ativa nas contratações do clube celeste nos próximos anos, ao lado de Joaquim Pinto, diretor esportivo da Raposa, e Pedro Junio, vice-presidente de futebol do clube.
No dia a dia, o dirigente será um dos responsáveis por acompanhar a delegação nas viagens, além de manter contato frequente com os membros da comissão técnica e com os atletas.
Ex-Flamengo, Spindel foi responsável pela contratação de nomes importantes na história do rubro-negro, como Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol, a quem reencontrará no Cruzeiro a partir de 2026. A passagem pelo Flamengo durou cerca de 12 anos, desde a gestão de Eduardo Bandeira de Mello, em 2013, até agosto deste ano.
Antes de fechar com o Cruzeiro, Spindel estava apalavrado com o Corinthians. O dirigente já havia se acertado com o clube paulista, mas afirmou ter encerrado as negociações em decorrência “da ausência de encaminhamento, em prazo razoável, do contrato formal para assinatura, nos termos previamente acordados”, conforme divulgado em nota.
O que muda no Cruzeiro?
Com a chegada de Spindel, o Cruzeiro ganha um novo nome no departamento de futebol e, consequentemente, mais um “personagem” no processo de contratações do clube. Atualmente, atuam diretamente nesse processo Pedro Junio, vice-presidente de futebol, e Joaquim Pinto, gerente de scout e recém-promovido a diretor esportivo.
Segundo apurou Samuel Venâncio, a estrutura do departamento de futebol não deve ser alterada, com Spindel colaborando com Pedro Junio e Joaquim Pinto nas contratações.
Pedro Junio segue envolvido nos processos relacionados às transações da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), enquanto Joaquim continuará focado na avaliação de oportunidades de mercado, na captação de jovens para o time principal e para as categorias de base, além de ser peça-chave nas negociações.
Além deles, compõe também o departamento de futebol do Cruzeiro Rodrigo Ramos, recém-promovido a gerente executivo de futebol. No entanto, Rodrigo tem atuação mais administrativa, sendo responsável pela logística de viagens e pelo planejamento de calendário.
