O Cruzeiro está eliminado da Copa Sul-Americana de 2025 após empatar por 1 a 1 com o Mushuc Runa, no Equador. Com o resultado, a Raposa repete campanhas de 2003 e 1997, quando também foi eliminada ainda na fase de grupos de competições organizadas pela Conmebol.
No ano da Tríplice Coroa, em 2003, o Cruzeiro foi eliminado em um triangular da Copa Sul-Americana que contava com São Caetano e Palmeiras. Já em 1997, a eliminação ocorreu na fase de grupos da Supercopa da Libertadores, quando a equipe celeste caiu em um grupo com Colo-Colo (classificado), Independiente e Boca Juniors. Apenas o líder avançava.
Atual vice campeão, a Raposa somou apenas um ponto em quatro partidas disputadas até o momento na Sul-Americana desta temporada. Com o empate, desta quarta-feira (07/05), diante do Mushuc Runa, líder do Grupo E com 10 pontos, e com o Palestino somando nove, o Cruzeiro está eliminado da fase de grupos do torneio sul-americano.
Agora, o time celeste tem mais dois compromissos apenas para cumprir tabela.
O jogo
Os gols da partida foram marcados no segundo tempo. Pelo lado do time equatoriano, Orejuela balançou as redes após Penilla cruzar de trivela para a área. Kauã Prates falhou no domínio. O gol da Raposa foi marcado por Lautaro Díaz: Kaique Kenji tocou para Eduardo na área, que finalizou em cima do goleiro. No rebote, a bola sobrou para Lautaro Díaz, que aproveitou o arqueiro caído e marcou.