Atual vice-campeão da competição, a situação do Cruzeiro na Sul-Americana de 2025 não traz boas esperanças. Após três derrotas nas três primeiras rodadas, a Raposa é a atual lanterna do Grupo E, e tem menos de 5% de chances de se classificar para a próxima fase da competição.
Em contato com a Rede 98, Gilcione Nonato, do Departamento de Matemática da UFMG, afirmou que as chances de o Cruzeiro se classificar em primeiro lugar no grupo são de apenas 0,26%. Porém, a Raposa pode depositar suas esperanças na classificação como segunda colocada — nesse caso, o time celeste tem uma pequena chance de 4,66%. Somadas, as chances de classificação do Cruzeiro chegam a apenas 4,92%.
Confira as probabilidades de classificação em primeiro e segundo lugar no grupo:
Primeiro lugar
Mushuc Runa – 74,12%
Palestino – 22,67%
Unión Santa Fé – 2,94%
Cruzeiro – 0,26%
Segundo lugar
Palestino – 55,88%
Mushuc Runa – 21,61%
Union Santa Fé – 17,85%
Cruzeiro – 4,66%
O regulamento atual da Copa Sul-Americana prevê que apenas os primeiros colocados dos grupos se classificam diretamente para as oitavas de final da competição. Enquanto isso, os segundos colocados enfrentarão os oito terceiros colocados da fase de grupos da Copa Libertadores em uma fase anterior às oitavas.
Segundo Gilcione, o Cruzeiro teria uma chance em 20 de se classificar para a próxima fase. O professor afirma que “a situação é crítica, mas ainda restam esperanças”.
Campanha ruim
O desempenho do Cruzeiro na Sul-Americana não é ruim apenas dentro do seu grupo. Em um contexto geral, o time celeste só não tem a pior campanha da competição por conta do saldo de gols. Ao lado do Racing, do Uruguai, os dois times são os únicos que ainda não somaram pontos na competição, com as duas piores campanhas até aqui.
*Estagiário sob supervisão do coordenador Wagner Vidal