Gabigol começou sua caminhada com a camisa celeste no Campeonato Brasileiro do jeito que o atacante gosta: balançando as redes. Contudo, o jogador deixou claro que não prometeu fazer 20 gols na competição nacional, como havia afirmado Pedro Lourenço, dono da SAF Cruzeiro.
Na última semana, o mandatário celeste declarou que Gabigol prometeu a ele que faria 20 gols no Brasileirão. Contudo, após a vitória da Raposa sobre o Mirassol, neste sábado (29/03), por 2 x 1, o camisa 9 negou que tenha feito tal promessa. “Na verdade, eu não prometi nada. Vocês conhecem o Pedrinho mais do que eu. Fizemos uma aposta. Eu prometo dedicação, esforço, mas fazer 20 gols no Brasileirão é impossível”, afirmou.
Gabigol foi o autor do segundo gol do time celeste, após cruzamento de William. O jogador ainda explicou por que considera complicado marcar 20 gols na competição nacional. “Os treinadores rodam muito o time, o calendário é difícil… mas vou tentar” disse Gabigol, em entrevista à Amazon, na saída do gramado.
Se olharmos o retrospecto de Gabigol no Campeonato Brasileiro, realmente marcar 20 gols ou mais é algo difícil. Nas 11 edições que o camisa 9 do Cruzeiro disputou, ele alcançou tal marca apenas uma vez.
Foi em 2019, quando Gabigol marcou 25 gols pelo Flamengo, no ano em que o clube carioca conquistou o título do Brasileiro.
Gols marcados por Gabigol em edições do Brasileiro:
2024 – quatro gols (Flamengo)
2023 – cinco gols (Flamengo)
2022 – 11 gols (Flamengo)
2021 – 12 gols (Flamengo)
2020 – 14 gols (Flamengo)
2019 – 25 gols (Flamengo)
2018 – 18 gols (Santos)
2016 – cinco gols (Santos)
2015 – 10 gols (Santos)
2014 – oito gols (Santos)
2013 – um gol (Santos)
Maior artilheiro dos pontos corridos em atividade
Aos 28 anos, o atacante é o maior artilheiro em atividade no Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos, com 113 gols marcados em 11 edições. No ranking geral, incluindo atletas aposentados, aparece em terceiro lugar, atrás de Diego Souza (130) e Fred (158).
Gabigol teve um início promissor com a camisa celeste: foram cinco gols em sete partidas pelo Campeonato Mineiro.
A fala de Pedrinho BH
Após a eleição que confirmou Ednaldo Rodrigues como presidente da CBF, Pedro Lourenço disse que Gabigol havia feito uma promessa a ele sobre o Campeonato Brasileiro. “Eu tenho plena confiança nele, esperança de que ele vai dar o retorno. O Gabriel é um cara bacana, está engajado, e eu estou esperando que ele dê muito gol. Ele me prometeu fazer 20 gols no Brasileiro, viu?”, disse.