Após o empate em 0 a 0 com o Fluminense neste domingo (9/11), o técnico Leonardo Jardim comentou sobre a classificação do Cruzeiro para a Copa Libertadores de 2026. Com os resultados da 33ª rodada do Brasileirão, o time celeste garantiu, ao menos, uma vaga no G-7 da competição, o que assegura participação na pré-Libertadores da próxima temporada.
Jardim, no entanto, não considera a vaga na pré-Libertadores como o principal objetivo do Cruzeiro. Segundo ele, o time busca a classificação direta para a competição internacional, o que ainda não foi confirmado.
“Temos um pré-objetivo, porque nosso objetivo é classificar diretamente para a fase de grupos, não para a pré-Libertadores. Na Europa, classificar para a Champions é uma coisa; classificar para a pré-eliminatória é outra. Temos que buscar os pontos suficientes para alcançar esse verdadeiro objetivo.”
O Cruzeiro terá uma dura sequência de partidas até o fim do ano para confirmar sua meta. Caso avance à final da Copa do Brasil, a Raposa poderá disputar nove jogos em 30 dias a partir do próximo compromisso, contra o Juventude, em 20 de novembro.
Antes de enfrentar a equipe gaúcha, no entanto, o Cruzeiro terá dez dias de descanso, a partir da próxima segunda-feira (10/11), por conta da Data Fifa. Para o treinador celeste, a pausa pode ser crucial para a reta final da temporada.
“É a última garrafa de água que nós temos. Depois, haverá um período de 21 de novembro a 21 de dezembro em que poderemos ter cinco jogos do Brasileiro e quatro da Copa do Brasil. São nove partidas em 30 dias — pouco mais de três dias para recuperação entre uma e outra. Esse será nosso último descanso para terminar a temporada com a energia que ainda temos.”
O Cruzeiro volta a campo contra o Juventude no dia 20 de novembro, às 16h. Nos dias 10 e 14 de dezembro, disputa as semifinais da Copa do Brasil contra o Corinthians e, caso avance à final, jogará as partidas de ida e volta nos dias 17 e 21 do mesmo mês.
Clique aqui e assista a entrevista na íntegra.
