De olho no futuro, o Cruzeiro anunciou, na última segunda-feira (18/11), a contratação de Mairon César como novo treinador do Sub-20 da Raposa. O técnico vem de um trabalho de destaque no América e chega ao clube celeste cercado de expectativas.
Em entrevista exclusiva à Rede 98, Fred Cascardo, diretor de futebol das categorias de base do Cruzeiro, comentou sobre a projeção do novo treinador dentro do clube e afirmou que Mairon chega como peça de um “projeto grandioso” para o futuro celeste.
“É um prazer recebê-lo no Cruzeiro para um projeto grandioso. Diante de tudo o que ele já demonstrou na carreira, que ele possa contribuir no processo de formação dos atletas das categorias de base.”
Escolhido a dedo
O novo comandante do Sub-20 passou por um processo seletivo cuidadoso. Segundo Fred, além dele, participaram da escolha do treinador Adilson Batista, diretor-geral das categorias de base; Joaquim Pinto, gerente de Scouting e Mercado; e Caio Tavera, coordenador das categorias de base do Cruzeiro.
“O Mairon passou por um processo seletivo no qual eu, Adilson Batista, Joaquim Pinto e Caio participamos de uma entrevista, na qual ele demonstrou trabalhar dentro de tudo aquilo que acreditávamos ser importante para a escolha. Desde assuntos como o desenvolvimento individual do atleta, aspectos coletivos e o dia a dia de treino — tudo foi discutido. E foi tomada a decisão de oportunizá-lo.”
Trabalho exemplar
Fred revelou também que o trabalho de Mairon no América foi decisivo para sua contratação. Pelo Coelho, o treinador foi campeão do Campeonato Mineiro Sub-20 em 2024 e vice-campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2023. Segundo o diretor, a familiaridade do técnico com o elenco cruzeirense “pesou” na escolha.
“O trabalho dele no América tem peso na decisão. Ele é conhecedor do elenco do nosso Sub-20, sabe das características individuais e coletivas dos nossos atletas. Isso também foi um ponto de atenção que o Adilson conversou com ele: entender posição por posição, jogador por jogador. Ele demonstrou conhecer tudo o que está sendo desenvolvido no Cruzeiro.”
O que esperar de Mairon?
O novo treinador assume o Cruzeiro com três compromissos pela frente em 2026: comandará os “Crias da Toca” no Campeonato Mineiro, no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil da categoria.
Mesmo com a possibilidade de conquistar títulos importantes já em sua primeira temporada à frente da Raposa, o planejamento para Mairon mira o futuro do clube. Fred revelou que o técnico trabalhará integrado a todos os setores e que o foco será o desenvolvimento dos jogadores da base celeste.
“O planejamento é de médio a longo prazo. Acreditamos que, dentro daquilo que o presidente, o Pedro Júnior e o Pelaipe conversaram conosco sobre o desenvolvimento das categorias, podemos, no curto prazo, entregar aquilo em que acreditamos. Mas os aspectos mais importantes do processo de formação — o desenvolvimento dos atletas — demandam tempo, cuidado, atenção e um trabalho de scout minucioso. É um processo coletivo, que envolve diretoria, presidência e comissões técnicas de todas as categorias.”
