Após ser pivô de grande polêmica com o Cruzeiro em 2021, o meia-atacante Yeison Guzmán, de 27 anos, enfim vai atuar no futebol brasileiro. O colombiano, que estava no Torpedo Moscow, da Rússia, assinou contrato com o Fortaleza até o fim de 2027. Na atual temporada europeia, ele disputou 11 partidas e marcou cinco gols.
Antes de jogar na Rússia, Guzmán se destacou pelo Tolima, da Colômbia, onde somou 94 jogos, 28 gols e 17 assistências.
Em 2021, o atleta chegou a ser anunciado pelo Cruzeiro como grande reforço para a temporada, em negociação avaliada em cerca de R$ 6,5 milhões. Ele comemorou o acerto e gravou um vídeo para as redes sociais dizendo ser “mais um louco para a torcida”.
A contratação, no entanto, acabou não se concretizando por divergências entre a Raposa e intermediários envolvidos no negócio. Guzmán sequer chegou a viajar para se apresentar ao clube, que vivia cenário caótico nos bastidores em meio à disputa da Série B e à grave crise financeira vivida.
Após o imbróglio, o então presidente Sérgio Santos Rodrigues afirmou que acionaria o jogador na Fifa por desistência. O processo foi encerrado em 2022, após a transição do clube para a SAF com a chegada de Ronaldo Fenômeno.
Hola, Nación Azul! 🦊💙
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) April 15, 2021
Un saludo especial desde Colombia. Un loco más por Cruzeiro! 👊#GuzmanNoCruzeiro pic.twitter.com/1hcdNUQX2T