Ex-atacante de Cruzeiro, Atlético, América e ídolo do Fluminense, Fred anunciou nesta quarta-feira (17) sua primeira experiência como treinador após encerrar a carreira em 2022. O ex-camisa 9 assumirá o comando da equipe sub-18 do Fortaleza, em decisão que surpreendeu muitos torcedores.
Desde a aposentadoria, Fred se qualificou com as Licenças A e B da CBF Academy, está em formação para a Licença UEFA e atuou como Diretor de Planejamento Esportivo do Fluminense.
No vídeo de anúncio, destacou a felicidade pelo novo desafio: “Estou muito feliz em iniciar este novo ciclo na minha vida dentro do futebol. Agradeço a Deus, ao Fortaleza, à sua imensa torcida e, especialmente, ao Marcelo Paz por esta grande oportunidade (…). Espero contribuir na formação de novos atletas, não apenas técnica e taticamente, mas também como seres humanos”, afirmou.
Carreira de Fred
Natural de Teófilo Otoni, Fred foi revelado pelo América-MG e brilhou no Cruzeiro até 2005, quando se transferiu para o Lyon, da França, onde conquistou dois Campeonatos Franceses. Em 2009, retornou ao Brasil para defender o Fluminense, tornando-se ídolo com os títulos do Brasileirão de 2010 e 2012.
Depois, passou novamente por Cruzeiro e também pelo Atlético-MG, encerrando a carreira em 2022 no Fluminense, como segundo maior artilheiro da era dos pontos corridos do Brasileirão. Pela Seleção, disputou as Copas do Mundo de 2006 e 2014, além de conquistar a Copa América de 2007 e a Copa das Confederações de 2013.