O primeiro dia de julho costuma movimentar os bastidores do futebol brasileiro. A data marca o início do período em que jogadores com menos de seis meses de contrato ganham o direito de assinar pré-contratos com outras equipes — sem custos de transferência.
De olho nesse recorte do mercado, a reportagem da Rede 98 listou dez nomes de destaque do Brasileirão que entram na reta final de seus vínculos e já podem reforçar outros clubes, de graça, a partir de 2025.
1 — Neymar (Santos)
O craque renovou com o Santos até o fim da temporada, mas segue livre para assinar um pré-contrato com qualquer equipe visando 2026.
2 — Everton Ribeiro (Bahia)
Sem acerto pela renovação com o Bahia, o meia experiente aparece como boa opção para clubes que buscam criatividade no setor.
3 — Walter Kannemann (Grêmio)
Ídolo gremista e referência na zaga, o argentino de 34 anos se recuperou de cirurgia no quadril e já pode negociar com outras equipes.
4 — Guillermo Varela (Flamengo)
Peça de confiança de Filipe Luís, o lateral uruguaio ainda não teve contrato renovado com o Flamengo e pode pintar em outro clube do país.
5 — Jair (Vasco)
Com passagens marcantes por Atlético e Sport, o volante perdeu espaço no Vasco e pode buscar novos rumos na próxima temporada.
6 — Marcos Rocha (Palmeiras)
Referência na posição nos últimos anos, o lateral-direito não tem sido prioridade de Abel Ferreira e deve deixar o Verdão no fim do ano.
7 — Igor Rabello (Atlético)
Hoje reserva na equipe de Cuca, o zagueiro ainda não chegou a um acordo de renovação com o Galo e está livre para ouvir propostas.
8 — Yannick Bolasie (Cruzeiro)
Contratado no início da temporada, o atacante congolês de 36 anos jogou pouco com Leonardo Jardim e deve ser liberado.
9 — Fernando (Internacional)
Volante experiente, com passagem destacada pela Europa, é titular do Inter, mas ainda não teve a renovação sacramentada.
10 — Marinho (Fortaleza)
Com currículo vencedor, o atacante é mais um nome veterano que pode reforçar outras equipes do Brasileirão sem custos em 2025.