Ao vivo
98 Futebol Clube Segunda a Sexta - 12h às 14h

Criamos memes, bordões e paródias que alcançam milhões de pessoas em todo o país, jogando para escanteio o mau humor e levando a bandeira da paz e da alegria para o futebol.

Futebol brasileiro “invisível” na Europa?

Siga no

O campeonato brasileiro não está entre os mais assistidos na Europa (Foto: youtube/reprodução)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os comentaristas CJ, Rafael Miranda, Leandro Cabido, Vinícius Grissi e o colunista Renato Paim debateram sobre a visibilidade e o consumo do futebol brasileiro no exterior, com foco especial na Europa. A discussão destacou que, embora haja admiração pelo futebol brasileiro, o consumo é baixo, exceto em Portugal.

Renato Paim reforçou que o europeu em geral não costuma consumir o futebol brasileiro. complementa essa visão, indicando que o consumo do futebol brasileiro na França é quase nulo. “Principalmente na França, onde você tá, é zero. É zero, quase nulo”. A Espanha também demonstra pouco interesse, embora um pouco maior que a França. “Tô falando da Espanha. A França é zero. Apesar deles terem uma admiração pelo futebol brasileiro, acompanhar eles não acompanham”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Europeus não têm noção dos campeonatos oficiais e times relevantes no Brasil. “Eles não sabem o que é estadual, ele não sabe qual que é o time, os times que são realmente relevantes”.

Neymar ainda gera interesse, com seus lances viralizando, mas sem que haja um acompanhamento do campeonato brasileiro como um todo. “Eles vêem alguns lances e eles perguntam, o Neymar agora tá bombando… Eles não tem noção”. O futebol argentino tem um consumo um pouco maior na Europa, mas ainda assim limitado. “O que eles consomem um pouco mais é o futebol argentino, mas mesmo assim é muito pouco”.

O aumento do número de jogadores brasileiros atuando em Portugal tem impulsionado o interesse no futebol brasileiro no país. “É que em Portugal agora também tem muito mais brasileiros do que os caras que estão no banco aqui vão ser titular lá, né? Então por isso que eles ficam atentos”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A existência de um canal que transmite jogos do campeonato brasileiro em Portugal ajuda a manter o interesse. “Agora tem um canal agora que passa sete jogos do campeonato brasileiro. Então tem canal que transmite, pelo menos”.

Em resumo, o debate na Rádio 98 destacou a disparidade na visibilidade do futebol brasileiro na Europa, com Portugal se sobressaindo como um dos poucos países onde há um consumo significativo. A discussão evidenciou a necessidade de estratégias para aumentar o interesse e o conhecimento sobre o futebol brasileiro no mercado europeu.

*Estagiário sob orientação da supervisora Jackeline Oliveira

Siga no

Estudante de Jornalismo na UFMG. Com passagens pela TV Alterosa e Itatiaia. Estagiário da Rede 98 desde 2024. Apaixonado por esportes e geopolítica.

Webstories

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Esportes

Ancelotti pode ter o maior salário entre os técnicos de seleção; saiba quem ganha mais

Atlético inaugura na Arena MRV galo gigante de 8 metros e 13 toneladas

Dudu vai se desculpar com Jardim? Samuel Venâncio diz que caso ‘dificilmente terá reviravolta’

Camisa da Seleção Brasileira vermelha? CBF permite modelos em cores diversas; entenda

Crise no Santos: torcida invade CT e cobra jogadores e diretoria

Atlético e Maringá se enfrentam pelo jogo de ida da 3ª fase da Copa do Brasil; veja onde assistir

Últimas notícias

Inscrições para vagas remanescentes do Fies acabam hoje

Aeroporto de Confins tem atrasos e voos cancelados nesta terça-feira (29)

Parque Municipal de BH vai ganhar mais de 100 poltronas

VÍDEO: Mãe salva filha autista de atropelamento e cenas impressionam

Audiência pública vai discutir criação do Parque da Linha Férrea entre BH e Nova Lima

iFood reajusta tarifa para entregadores, mas longe do pedido no ‘breque’ dos apps

Descontos indevidos no INSS: ação da Defensoria mira Associação que pode ter lesado mineiros

Saiba como fica a coleta de lixo em BH durante o feriado do Dia do Trabalhador

Influenciador Jorge Valença conta como começou a avaliar pratos na internet