Hoje (14) o 98 Futebol Clube recebeu Luiz Carlos Azevedo, gerente de base do Atlético. Durante o bate-papo ele abordou a situação atual do time sub-20 e os planos para as categorias de formação do clube alvinegro.
Luiz reconheceu a posição do time Sub-20 no Campeonato Brasileiro, atualmente 16º colocado, para ele, essa é uma posição “que não é muito confortável” e “nem a qual o Atlético está acostumado a estar”. Ele destacou que a sua chegada a gestão da base do clube ainda é recente, apenas dois meses, e que esse trabalho é de “médio e longo prazo”.
Para iniciar a reestruturação, a gestão identificou um “número excessivo de atletas de último ano que não tinham projeção pro profissional”. A decisão foi “enxugar o elenco”. Nove contratos de atletas com idade mais avançada foram rescindidos, e seis jogadores do Sub-17 foram promovidos.
Segundo Azevedo, o Atlético é a equipe “que mais colocou atletas de 17 anos para jogar no Campeonato Brasileiro”. A comissão técnica da categoria também mudou, com o retorno de Leandro Zago, um treinador com “passagem vitoriosa pelo clube” que “conhece o clube, conhece o DNA do clube”.
Luiz ainda ressaltou que o objetivo principal é “projetar jogador pro futebol profissional”, mas também “formar não só o atleta, mas sim o ser humano”. O clube dispõe do departamento “play care”, com assistente social, pedagoga e psicóloga, para dar suporte integral aos jovens. Há um cuidado especial com a questão da expectativa familiar, reforçando que o “menino de 14, 15 anos, ele não pode ser a principal fonte de renda da família”.