O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, participa nesta segunda-feira (13/10), em Brasília, da abertura da Pré-COP, a Reunião Ministerial Preparatória da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).
É a última reunião de negociadores que antecede a COP30, que será realizada no mês que vem, em Belém (PA).
A Pré-COP reunirá delegados e observadores de países signatários do tratado sobre mudança do clima das Nações Unidas.
O evento é um espaço de alinhamento técnico e político entre os países e tem o objetivo de impulsionar as negociações sobre os principais desafios da agenda climática global, como financiamento climático, transição energética, adaptação e preservação da biodiversidade.
O encontro vai priorizar delegações que coordenam grupos regionais. Brasília deve receber cerca de 500 representantes de 50 países. São dois dias de evento, segunda e terça-feira (14/10).
Alckmin está no exercício da presidência da República após viagem do presidente Lula a Roma, na Itália, onde participa de eventos sobre segurança alimentar.
Compromissos com o clima
Uma preocupação que vem sendo manifestada pela presidência da COP30 é a entrega das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, na sigla em inglês), que são os compromissos e metas de cada país no combate às mudanças do clima.
Até a última sexta-feira (10/10), 62 dos 196 países signatários haviam apresentado suas ambições, mas países como China e Índia, considerados grandes emissores, ainda não oficializaram seus planos.