Um azeite produzido no Sul de Minas entrou mais uma vez para a lista dos melhores do mundo ao ser destaque em concurso internacional em 2025. Produzido no município de Maria da Fé, o azeite cultivado na Fazenda Tuiuva, situada na Serra Mantiqueira, foi o único produto das Américas a aparecer na lista de respeitado concurso na Espanha.
O Mantikir Summit Premium ficou em 16º lugar na categoria de grandes produtores no Guide Top 100 Evooleum Awards, premiação espanhola que avalia os melhores azeites extravirgens do mundo.
Segundo o proprietário da fazenda mineira, Herbert Sales, o azeite cultivado a 1.910 metros de altitude é fruto de um blend de quatro variedades de azeitonas; arbequina, coratina, grappolo e koroneiki. Sales explica que a colheita nas oliveiras é manual, e a quantidade de azeitonas usadas para fazer um único litro é bem maior do que a média internacional utilizada em outros azeites.
“Nós utilizamos aproximadamente 12 kg de fruto para produzir um litro de azeite, enquanto na Espanha, eles utilizam entre cinco e seis quilos para produzir um litro. Então, é uma verdadeira joia engarrafada, e nós podemos competir com grandes produtores na Espanha”, destaca.
O produtor ressalta ainda o reconhecimento mundial e coloca o Brasil em uma posição de destaque como um produtor de um item refinado de grande valor agregado. E, principalmente, posiciona o estado nesse cenário fomentado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), que apoia os pequenos produtores da região.