Belo Horizonte retoma a vacinação contra a dengue a partir desta sexta-feira (11). A cidade recebeu cerca de 1,8 mil doses da Qdenga e irá repor estoques das unidades desabastecidas. Com a vacina disponível em 18 centros de saúde, a Prefeitura da capital mineira convoca o público de 6 a 14 anos para a primeira dose ou para completar o esquema vacinal. Os endereços poderão ser verificados on-line.
A Qdenga possui esquema vacinal composto por duas doses, aplicadas num intervalo de três meses. Para recebimento da vacina, é necessário que pais, mães ou responsável legal acompanhe a criança e adolescente. É preciso apresentar a carteira de identificação com foto, CPF, comprovante de endereço e a caderneta de vacinação.
Especialistas orientam que, pessoas que tiveram dengue, devem aguardar seis meses após o início dos sintomas para o início do esquema vacinal contra a doença. Se a pessoa for infectada após receber a primeira dose, o intervalo entre as aplicações não muda desde que a segunda dose seja aplicada em período superior a 30 dias do início da doença.
Drones contra Aedes aegypt
Nessa quarta-feira (9), a Prefeitura de BH voltou a usar drones para sobrevoar áreas da cidade e ampliar o mapeamento aéreo para identificação dos focos do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e Chikungunya.
“Em 2025, a Secretaria Municipal de Saúde realizou 36 sobrevoos, com mais de 23 mil imóveis verificados. As situações irregulares identificadas passam por uma análise técnica, onde o tipo de criadouro é classificado para que os Agentes de Combate a Endemias (ACE) possam atuar de forma mais adequada”, informou a PBH.