O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (PSB), discursou emocionado durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à capital mineira nesta quinta-feira (4/9). Em fala no Aglomerado da Serra, Damião destacou sua trajetória pessoal, agradeceu ao ex-prefeito Fuad Noman e pediu investimentos para a cidade.
“Obrigado por ter escolhido Belo Horizonte para lançar esse que é um dos maiores projetos sociais da história do Brasil”, afirmou em referência ao programa Gás do Povo.
O prefeito ressaltou as origens humildes e traçou paralelo com a vida do presidente. “Eu tenho certeza absoluta que quando o senhor deixou Guarantuns [PE] com a dona Lindu, ela jamais imaginaria que estava levando para São Paulo o presidente da República. […] E eu tenho certeza absoluta que a dona Lourdes, que criou oito filhos, entre eles eu, o caçula que não conheceu o pai, jamais imaginou que um dia uma das crianças dela fosse virar prefeito de Belo Horizonte.”
Damião lembrou ainda das dificuldades da infância. “Eu sou uma daquelas crianças que foi alimentada pela sopa da LBV e da LBA, que usava aquela mistura de morango com água porque não tinha leite. […] São muitos os pobres que precisam do gás de cozinha e não têm. Quando eu digo que vou cuidar do povo de Belo Horizonte, é porque eu vivi isso.”
O prefeito também pediu apoio de Lula para a instalação de um Instituto Federal na Serra. “Me ajude a trazer para a Serra o Instituto Federal, presidente. Nós já temos um prometido no Barreiro, eu agradeço, mas gostaríamos muito que a Serra fosse contemplada.”
Encerrando, destacou sua identificação com a população. “Nós falamos, presidente, o populês. Nós somos do povo. Nós falamos a língua do povo, mas falamos fluentemente, porque vivemos todas as dificuldades que o povo viveu. E nós vamos cuidar desse povo. Me ajude a cuidar do povo de Belo Horizonte.”